uMan Xpert: Embaixadores da Transformação Digital

A uMan Xpert tem vindo a realizar a sua Transformação Digital e revela como o impacto em todas as suas operações é «diário».

 

Quando se fala de consultoria de recursos humanos, a Transformação Digital é cada vez mais uma realidade já presente na vida das empresas. Cília Assis, CEO da uMan Xpert, falou com a Human Resources Portugal sobre como esta transformação está a mudar a vida dos colaboradores.

 

Quais os principais pilares da transformação digital na uMan Xpert?
A uMan Xpert é uma empresa de Tecnologias de Informação dedicada em exclusivo à área de Recursos Humanos (RH) que apresenta ao mercado uma solução de gestão em aperfeiçoamento contínuo. Neste sentido, o espírito crítico, associado à inovação, encontra-se presente em tudo o que disponibilizamos. Somos nós o primeiro cliente do uMan Global HR que tem de cumprir, de forma cada vez mais ambiciosa, os desafios da Transformação Digital, algo que promovemos diariamente.

Os processos internos não estão assentes em papel mas sim em módulos integrados que nos permitem uma comunicação mais célere e eficiente. Seja em que área for, avaliação de desempenho, processamento salarial, marcação e aprovação de férias, registo de despesas, justificação de faltas, mensagens dos RH, documentação partilhada ou personalizada, dashboards, entre outras, os colaboradores interagem com o Self-Service a qualquer hora e a partir de qualquer lugar/dispositivo.

 

A transformação digital já tem algum impacto na vida dos colaboradores da uMan Xpert?
O impacto é diário em todas as operações internas de RH realizadas na uMan Xpert na medida em que somos “obrigados” a uma cultura de digitalização. Contudo, procuramos sempre mais, nomeadamente mais tempo para nos dedicarmos ao que realmente interessa.

Acompanhamos as tendências da tecnologia, estamos presentes nos grandes eventos da área e procuramos aprender e adaptar essas linhas orientadoras às soluções que desenvolvemos. Reconhecendo que o networking é cada vez mais importante, alinhamos em determinadas áreas da empresa a integração das redes sociais e outras plataformas colaborativas com procedimentos que impulsionam o negócio.

 

Além dos colaboradores internos, como são afectadas pela transformação digital as empresas clientes que optam pelo outsourcing?
Os nossos clientes que adoptam a Solução uMan Global HR on premises, na cloud ou em outsourcing, acedem ao Self-Service para descentralizarem tarefas rotineiras ou processos passíveis de informatização, como por exemplo o diagnóstico das necessidades de formação ou a avaliação da eficácia da formação. Os clientes têm poder de escolha sobre como pretendem a implementação dos diferentes módulos, on demand e sem período de fidelização. Este modelo que se caracteriza pela sua flexibilidade conduz a um incremento no nível de serviço. Esta onda transformacional torna-nos mais exigentes, mas também muito mais responsáveis.

 

Para o sector da consultoria em recursos humanos, quais os riscos de ficar para trás no que diz respeito à transformação digital?
A boa consultoria exige conhecimento e experiência comprovada por parte de quem a realiza. É preciso estudar as necessidades e escolher opções de implementação mais ajustadas à organização e à sua cultura.

Assim como o relacionamento interpessoal e a inteligência emocional são cada vez mais importantes, a consultoria não deixará de cumprir o seu objectivo: apoiar clientes rumo a processos e metodologias de trabalho mais eficientes e eficazes. Não tem de ficar para trás, terá de andar a par. Em certas matérias, o digital não substitui o factor humano.

 

O que muda com a transformação digital em matéria de gestão de talento na uMan Xpert?
A gestão do talento não passa unicamente pelo Sistema de Informação mas, sem dúvida, este serve de impulsionador, sendo determinante para os resultados que se pretendem alcançar. A retenção do talento também passa por darmos ao colaborador ferramentas que nos ajudem a conhecê-lo melhor, como indivíduo mas também como elemento de uma equipa.

 

Quais as mudanças concretas dentro da uMan Xpert e de que forma estão a ser implementadas?
Considerando o nosso mais recente projecto, estamos a trabalhar para tornar o processo de acolhimento interno e dos nossos clientes uma experiência verdadeiramente dinâmica e enriquecedora! Brevemente teremos novidades.

 

As pessoas aderiram bem a estas mudanças?
Numa empresa com o cariz da nossa, claro que se encontra simplificado o processo de mudança. Aliás, se não mudássemos mais depressa que as outras organizações é que seria de estranhar. Temos sempre a vontade de ir mais longe e mais depressa quando nos deparamos com novas ideias ou projectos ambiciosos. Por outro lado, somos agentes de mudança junto dos nossos clientes que confiam na uMan Xpert como parceiro na área de IT. Os nossos colaboradores são, na verdade, embaixadores da Transformação Digital interna e nos clientes. A nossa felicidade, como parceiro e colaboradores, é tanto maior quanto mais impacto o nosso trabalho tiver no crescimento de outras organizações.

 

Quais os resultados já visíveis da aposta na transformação digital da uMan Xpert?
O resultado do nosso trabalho diário espelha-se no número de clientes que a uMan Xpert tem hoje em dia: empresas de média e grande dimensão habituadas a exigir melhorias, a reduzir papel, a optimizar a comunicação interna entre as suas equipas, a avaliar o desempenho em fução de projectos, objectivos e competências. Na uMan Xpert, os colaboradores avaliam-se entre si, participando activamente no processo de gestão de desempenho.

 

De que forma todo este conjunto de mudanças afecta a própria cultura da empresa?
Tendemos a descomplicar aquilo que aparentemente pode ser mais complexo, sem “impossíveis”. Lidamos com a mudança quase todos os dias, estando no nosso ADN procurar antecipar os desígnios mais inesperados dos clientes. Aprendemos muito também com a sabedoria dos CEO e Responsáveis de RH, com quem temos o privilégio de conversar e partilhar experiências diariamente! É uma verdadeira cultura de encarar cada desafio como uma oportunidade de evolução, “não há impossíveis”!

 

Quais os próximos passos da uMan Xpert em termos de Transformação Digital na área dos Recursos Humanos?
Nesta fase, não podemos desvendar demasiado… Contudo, conforme já referi, estamos com um projecto muito desafiante na área do onboarding de colaboradores. Vai ser algo pioneiro e de grande valor para a área de Capital Humano. Sem dúvida, uma ferramenta de trabalho que transformará muitos processos e aproximará a tecnologia dos seus beneficiários directos, as pessoas.

 

Este artigo foi publicado na edição de Julho/Agosto da Human Resources.

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