Vai estar ausentar do trabalho? Estes são os melhores out-of-offices

Conheça alguns modelos de out-of-office elaborados pelo site themuse adequados à pandemia da Covid-19 e que pode utilizar.

 

A mensagem de out-of-office é tão importante para si como é para quem a recebe, especialmente durante a pandemia. Nunca se deve esquecer de:

  • Veirificar que a mensagem está actualizada
  • Apresentar um contacto alternativo
  • Informar quando estará de regresso ao trabalho (se possível)
  • Diga o que fazer em casos de urgência
  • Tenha em conta a cultura da empresa
  • Mostre a sua personalidade, sem ser demasiado pessoal
  • Mostre a sua gratidão

 

Se está a tirar férias para recarregar energias:

  • Se pretende ir directo ao assunto, pode escrever:

Olá,

Obrigado pelo seu email. Vou estar ausente do escritório desde sexta-feira, 27 de novembro até ao dia 11 de dezembro, com acesso limitado ao email. Entrarei em contacto assim que regressar na segunda-feira seguinte, 14 de novembro. Se precisar de uma resposta imediata, pode entrar em contacto com a Ana Silva da minha equipa, através do seguinte email…

Cumprimentos,

 

  • No entanto, se quiser divertir-se com a sua mensagem, pode escrever:

Olá,

Obrigado pelo seu email! Já arrumei o meu escritório improvisado durante a semana para não sair de casa nem fazer nada. É possível que esteja a mergulhar os pés na minha banheira em vez de numa praia e a cozinhar as minhas receitas preferidas, mas ainda estou a tentar desconectar-me e a recarregar energias.

Vou banir-me da minha caixa de entrada, por isso, se precisar de alguma coisa antes do dia 14 de novembro, entre em contacto com a Maria Dias, a extraordinária Gestora de Marketing, através do email… Contudo, se for algo urgente, ela saberá como entrar em contacto comigo enquanto estou a fazer a maratona da série Friends.

Felicidades,

 

Se estiver doente ou a cuidar de alguém doente:

  • Por outro lado, se estiver doente ou a cuidar de alguém doente, pode não sentir-se confortável a partilhar detalhes. Pode simplesmente usar palavras como assuntos familiares.

Olá,

Estou ausente do escritório por motivos familiares e a verificar os meus emails de forma intermitente. Apesar de não ter uma data fixa para o meu retorno, anseio por ler a sua mensagem quando regressar. Até lá, pode contactar a Ana Silva da minha equipa, através do seguinte email…

Os melhores cumprimentos,

 

Se estiver a trabalhar num horário diferente

  • Caso o seu horário tenha sofrido alguma alteração, independentemente das razões, uma mensagem de out-of-office é uma boa ferramenta para o comunicar e definir expetativas. Por isso, pode escrever algo como:

Olá,

Estou atualmente a trabalhar em part-time: Segundas e Quartas das 09h às 17h e às Quintas das 09h às 13h. Se está a receber esta mensagem, significa não estou disponível para lhe responder neste momento. Se está com urgência, pode contactar a Ana Silva da minha equipa, através do seguinte email…

Obrigado pela compreensão e paciência.

Cumprimentos,

 

 

Se for dispensado

  • É opção sua mencionar o facto de ter sido dispensado. Mas, se estiver a trabalhar numa empresa que onde grande parte dos colaboradores foram dispensados, pode ser confuso não mencioná-lo. Por isso, pode escrever:

Olá

Obrigado pelo seu email. Estou de momento dispensado indefinidamente e não estarei disponível para verificar os emails durante este período. Por favor, entre em contacto com a minha colega, Ana Silva, que o poderá ajudar enquanto estiver ausente. Pode contactá-la através do email…

Mantenha-se em segurança,

 

 

  • Se preferir não mencionar os detalhes, então pode escrever algo como:

Olá,

Obrigado pelo seu email. Estarei ausente durante o mês de Janeiro para verificar os emails. Entretanto, entre em contacto com a Ana Silva , através do seguinte email…

Obrigado pela sua paciência.

Cumprimentos,

 

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