Vai ser construído um novo parque empresarial em Santa Iria de Azóia. Estima-se que sejam criados 200 postos de trabalho

A Panattoni Ibéria e a Saint-Gobain formalizam um acordo para a aquisição, por parte do promotor, da antiga fábrica de vidro conhecida como Covina, situada em Santa Iria de Azóia, para dar início ao projecto de transformação do espaço existente para uso logístico. O parque empresarial estima a criação de mais de 200 postos de trabalho relacionados com o processo construtivo. Uma vez operacional e totalmente arrendado, o Parque Logístico terá capacidade para albergar até meio milhar de trabalhadores.

 

A transação foi assessorada pela Abreu Advogados, sob a coordenação do sócio Pedro Pais de Almeida.

O parque logístico será desenvolvido em três parcelas que contam com uma extensão total de 212.380 m². Contará com cinco armazéns que somarão uma área bruta locável (ABL) de 85.485 m² e o seu processo de construção está planeado para decorrer em duas fases.

A primeira fase, com início este mês de Fevereiro, contará com uma ABL de 52.590 m² distribuída por três edifícios logísticos multi-inquilinos, em condomínio fechado, e com um pé direito de 11 metros, painéis fotovoltaicos na cobertura, cais de carga e descarga e carregadores para frotas de veículos elétricos. Este espaço será modular e oferecerá fracções que variam entre 6.000 e 52.000 m². Os edifícios incluirão zonas de escritórios, áreas sociais para funcionários e mezanine. Estima-se que esta primeira fase esteja pronta para arrendamento em meados de 2026.

A segunda fase, que terá início a meio de 2025, contará com uma ABL de 32.893 m², distribuída por dois edifícios flexíveis, em condomínio fechado, oferecendo várias fracções e áreas entre os 5.000 m² e 33.000 m². Tal como na primeira fase, estes edifícios também disporão de zonas de escritórios, áreas de descanso para funcionários e mezanine.

Os armazéns contarão também com um pé direito de 11 metros, painéis fotovoltaicos na cobertura, cais de carga e descarga, e carregadores para frotas de veículos eléctricos. Existe também a possibilidade de incluir nesta segunda fase projectos Built-to-suit (construção sob medida), especialmente destinados à última milha e distribuição capilar. Prevê-se que a segunda fase seja concluída após a entrega da primeira fase, em 2026.

Ler Mais