
Vai ter uma entrevista de emprego e quer destacar-se? Estas são as competências que deve desenvolver
A entrevista de emprego envolve todo um conjunto de competências que podem ser completamente diferentes das competências necessárias para o emprego. O Alerta Emprega revelou as sete competências para se destacar numa entrevista de emprego.
1.Pesquisar
Pesquisar sobre uma empresa antes de uma entrevista faz uma grande diferença no quão bem preparado vai estar. Principalmente para responder à questão: “Porque está interessado na empresa?”. Então, o primeiro passo é fazer uma pesquisa online rápida e ler sobre a empresa e o segundo passo é descobrir o que torna a empresa especial.
Depois disso, pesquise sobre a experiência dos entrevistadores (se souber quem são), pode procurar esta informação no LinkedIn.
Por fim, leia um pouco sobre as empresas concorrentes para ver que desafios podem ser enfrentados e pense no que podia trazer para ajudar a empresa a enfrentá-los.
Toda esta preparação não só o ajudará a explicar por que está tão entusiasmado com a função, mas também permitirá mostrar que sabe sobre a empresa.
2. Conversa fiada
Aquela conversa casual que tem logo após conhecer alguém ou enquanto está a ser acompanhado para a entrevista – pode parecer sem importância, mas não é. O objectivo da conversa fiada não é realmente se destacar, é mais fazer com que a outra pessoa se sinta mais confortável a conversas consigo. Mesmo que pareça um pouco estranho, pratique a sua conversa fiada sempre que tiver oportunidade.
3. Narrativa
Um bom ponto de partida ao preparar a sua narrativa para uma entrevista é descobrir quais pontos principais, experiências pessoais, competências ou qualidades, que deseja transmitir ao entrevistador, para lhe mostrar que é a pessoa certa para o trabalho. Depois, procure oportunidades para unir esses pontos de forma coesa e encontre histórias de apoio na sua experiência de trabalho. Ligar a história da sua carreira ao emprego para o qual se está a candidatar, cria uma narrativa maior, e o objectivo é mesmo esse.
4. Escuta activa
A escuta activa procura ir além da escuta do conteúdo, foca na intenção e nos sentimentos de quem fala. Com a escuta activa, pode verificar quais os pontos mais importantes para o entrevistador e se a conversa está a correr bem.
Uma forma de mostrar que está envolvido na conversa é parafrasear ou reformular a pergunta que lhe foi feita. Isso mostra que entendeu bem a pergunta e dá-lhe tempo para pensar na resposta.
5. Comunicação não verbal
A comunicação não verbal anda de mãos dadas com a escuta activa. Procurar e oferecer pistas não-verbais é uma parte fundamental da escuta activa. Assim, na entrevista certifique-se de manter contato visual, rir e sorrir e assentir com a cabeça enquanto o entrevistador fala.
Além de estar atento à sua própria linguagem corporal, preste atenção à do entrevistador. Com isto, pode descobrir informações adicionais, como o que mais os preocupa no trabalho.
6. Empatia
A empatia é uma peça central da «inteligência emocional» que envolve colocar-se no lugar dos outros, tentar compreender como eles se sentem e responder generosa e graciosamente. Numa entrevista, em vez de pensar apenas no que ganharia com esse trabalho, considere o que pode oferecer à empresa.
Ao demonstrar empatia ou mostrar que entende a situação deles, pode mostrar melhor como resolveria um problema e falaria directamente sobre as necessidades da empresa.
7. Fale com confiança
A competência final que une todas as outras competências de entrevista é simplesmente falar com confiança. O objetivo é que o entrevistador se sinta confiante nas suas competências e isso começa pela forma como fala.
O nervosismo pode dominar qualquer pessoa, por isso pode ter dificuldade em transmitir confiança. Então, uma boa ajude é tentar falar num ritmo mais calmo.