
Vem aí novo confinamento. Siga as dicas deste psicólogo para o gerir da melhor maneira
Portugal prepara-se para voltar ao confinamento devido ao elevado número de casos de COVID-19. Como já são vários meses de restrições, a resiliência pode estar mais fragilizada. Tendo isso em mente, a RFM partilhou dicas do psicólogo Eric Harley para que o novo confinamento possa ser vivido da melhor forma.
1. É importante fazer todos os dias alguma actividade que coloque o corpo em movimento. Seja uma caminhada, yoga, meditação ou corrida;
2. Reserve um tempo do dia para falar com amigos ou familiares, por chamada ou videochamada. Isto não só pode melhorar o seu humor, como o da outra pessoa;
3. Faça tantas pausas no trabalho, como costumava fazer no escritório. Como a rotina de teletrabalho é diferente, pode dar por si mais horas seguidas sentado em frente ao computador. Não se esqueça que tirar 15 minutos para um café ou um chá pode fazer toda a diferença na produtividade.
4. Dedique-se a uma nova actividade. Desligue-se, nem que seja por uns minutos, da realidade. Concentre toda a sua atenção num hobby. Pode ser pintar, costurar, jardinar, fazer tricot, cozinhar receitas diferentes, fazer palavras cruzadas, ler. Há inúmeras actividades a que se pode dedicar e que não envolvem contacto com o mundo digital.
5. Estar consciente de quando começa a pensar demasiado ou a ter pensamentos negativos. Ao racionalizar os seus padrões de pensamento, mais facilmente consegue controlá-los, segundo Eric Earley. Se estiver a lutar contra pensamento negativos, ligue a um amigo ou distraia o seu cérebro com um livro, por exemplo.