
Vila Galé: Entre família
No grupo Vila Galé, o team building é mais do que convívio: é estratégia para unir equipas, reforçar valores e aumentar a retenção de talento.
As actividades de team building são uma aposta consistente do grupo Vila Galé, que actualmente conta com 52 unidades hoteleiras. Dessas, 34 são em Portugal, de norte a sul do País, 13 encontram-se no Brasil, quatro em Cuba e uma em Espanha. De acordo com Joana Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos e responsável pelas áreas de Formação e Desenvolvimento no grupo Vila Galé, «estes momentos promovem não só o espírito de equipa, mas também a proximidade entre colaboradores de diferentes unidades». Além dos eventos especificamente desenhados com esse objectivo, o team building está integrado em iniciativas formativas como os Academy Weeks, semanas imersivas de formação onde diariamente é reservado um momento para este tipo de actividades, reforçando a aprendizagem com dinâmicas de grupo, partilha e coesão.
Joana Ferreira revela que a actividade com maior impacto na coesão das equipas do Vila Galé é, «sem dúvida, o TVG – Todos Vila Galé, o evento anual mais aguardado por muitos dos nossos colaboradores. Trata-se de um encontro nacional com a duração de um dia e meio, que junta equipas de todas as unidades em Portugal e Espanha». Ao longo do evento, são promovidas várias actividades que fomentam o espírito de equipa, o convívio informal e a oportunidade de criar laços com colegas de outras regiões, reforçando o sentimento de pertença à “família Vila Galé”.
Apesar de as suas operações estarem centradas em quatro países, o grupo Vila Galé acolhe colaboradores de muitas nacionalidades e perfis, o que os leva a procurar adaptar as actividades de team building tendo em conta estas diferenças culturais, seja através da escolha de dinâmicas inclusivas, seja garantindo que a comunicação e os objectivos são claros para todos. «Valorizamos actividades que respeitam as diferentes formas de estar e promovem a interculturalidade. Já tivemos inclusivamente um evento totalmente pensado e direccionado para a temática da Diversidade & Inclusão», continua Joana Ferreira.
A eficácia das actividades é avaliada através de feedback directo dos participantes, questionários de satisfação, e observação comportamental pós- -evento. Indicadores como o aumento da colaboração entre equipas, a redução de conflitos interpessoais, ou a melhoria no clima organizacional são analisados qualitativamente.
«Sempre que possível, envolvemos os colaboradores desde a fase de planeamento, através de inquéritos internos, sugestões espontâneas e comités organizadores locais compostos por alguns colaboradores dos hotéis», adianta Joana Ferreira. «Acreditamos que o sucesso destas iniciativas aumenta quando os colaboradores sentem que as actividades foram pensadas “com e para eles”.»
Para a coordenadora de Recursos Humanos e responsável pelas áreas de Formação e Desenvolvimento, «o team building ajuda a resolver desafios como a elevada rotatividade, a pressão constante no atendimento ao cliente e a necessidade de cooperação entre equipas multifuncionais. Promove o sentimento de pertença, reforça a empatia entre departamentos e contribui para um ambiente mais colaborativo num sector tão exigente como o hoteleiro».
RECARREGAR ENERGIA POSITIVA
O Vila Galé organiza eventos internos ao longo de todo o ano com diferentes formatos: Academy Weeks, encontros de liderança, dinâmicas regionais e o grande evento anual TVG. A frequência depende dos objectivos do momento e do calendário da operação.
Cada evento é uma oportunidade para reforçar os valores Vila Galé: valorização, inovação, lealdade, ambição, garantia, acessibilidade, liberdade e eficácia. «Utilizamos momentos formais e informais para transmitir a cultura organizacional, reconhecer comportamentos alinhados com os valores da empresa e inspirar os colaboradores a serem embaixadores da marca», revela Joana Ferreira.
Ao juntar colaboradores de várias unidades, os eventos internos quebram barreiras geográficas e hierárquicas, facilitando o networking interno e o sentimento de grupo. Joana Ferreira acrescenta que, «muitas vezes, resultam em colaborações mais ágeis e partilha de boas práticas entre hotéis».
Os eventos internos são uma ferramenta importante na nossa estratégia de retenção de talentos do Vila Galé. Demonstram investimento nas pessoas, valorização do esforço e reforço do orgulho de pertencer à empresa. «Colaboradores mais envolvidos e reconhecidos tendem a permanecer mais tempo connosco», sublinha Joana Ferreira. Além disso, «estudos internos e observações qualitativas mostram que, após os eventos, há um aumento da motivação e da energia nas equipas. Medimos esse impacto através de feedback directo».
«Nos últimos anos, os eventos internos do grupo Vila Galé evoluíram significativamente, passando a incorporar uma maior componente de sensibilização para temas e causas essenciais para a sociedade, como a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão e a responsabilidade social, todos alinhados com os valores que o grupo defende. Estes eventos deixaram de ser apenas momentos de convívio para se tornarem experiências com impacto social, emocional e educativo», continua Joana Ferreira.
«Para o futuro, acreditamos que estas iniciativas poderão acontecer com maior regularidade, mas numa escala mais regional, tendo em conta o plano de expansão do grupo e o número crescente de unidades. Este formato permitirá manter a proximidade e o envolvimento local, sem perder o alinhamento com a cultura global Vila Galé.»
» Joana Ferreira, Coordenadora de Recursos Humanos e responsável pelas áreas de Formação e Desenvolvimento no grupo Vila Galé
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Team Building/Eventos Internos” que foi publicado na edição de Agosto (nº. 176) da Human Resources.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.