Você tem o super poder da colaboração? Descubra agora

ROCK IN RIO INNOVATION WEEK

«Coisas surpreendentes acontecem quando as pessoas se juntam para criar algo. Diante de um desastre como a pandemia que vivemos, estamos a assistir a uma demonstração dessa força incrível que o verdadeiro trabalho em equipa pode ter.»

 

Por Mic Aisenberg, curadora de Conteúdo da Rock in Rio Innovation Week

Sempre fui de andar em grupos, gosto de estar rodeada de pessoas. No trabalho, sempre preferi fazer parte de equipas o mais diversas possível, onde a troca e a colaboração fossem um ponto alto.

Acontece que colaboração tem a ver com olho no olho, confiança. E lá vai o mundo dar uma daquelas voltas não planeadas e coloca todo mundo dentro de casa, isolado, a trabalhar sozinho, se conectando à sua equipa por vídeochamada.

E então, surgem as perguntas: estamos a descobrir novas formas de colaboração, à distância? Já conseguiu parar para analisar o que isso significou para sua produtividade? E o lado emocional? O quanto se ganhou e se perdeu nessa nova experiência?

 

Colaboração virou questão de vida ou morte

Coisas surpreendentes acontecem quando as pessoas se juntam para criar algo. Diante de um desastre como a pandemia que vivemos, estamos a assistir a uma demonstração dessa força incrível que o verdadeiro trabalho em equipa pode ter.

Laboratórios de todo o mundo, antes concorrentes, partilham seu conhecimento à procura de uma vacina. Universidades e cientistas, que falam diferentes idiomas e vivem realidades diversas, colaboram entre si, em busca de um objectivo único.

Indústrias concorrentes, de nichos de mercado que nada tem a ver com saúde ou biomedicina, oferecem o que têm de melhor – sua expertise em alta tecnologia, alta-costura e até de cosméticos – para contribuir com quem está na linha de frente.

É uma operação de guerra, mas com uma enorme diferença: em vez de destruir, o objectivo maior é proteger a vida.

 

O que deve mudar no futuro?

O home office e os freelancers já eram as duas maiores tendências de colaboração no trabalho antes da Covid-19. Já podemos imaginar o quanto essa nova experiência deve acelerar essas preferências na forma de trabalhar e o quanto os times passarão a estar distribuídos geograficamente.

Empresas e líderes já precisam repensar urgentemente estratégias para construir confiança e melhorar a comunicação numa equipa dispersa e que nem sempre trabalhará junta, presencialmente.

Nada substitui o olho no olho, a observação da linguagem não verbal, os vínculos emocionais que são criados durante o cafezinho ou em conversas rápidas de corredor. Mas, alternativas precisam ser criadas e obstáculos precisam ser contornados.

Para ajudar na reflexão, eecomendo essa playlist de TED Talks sobre O poder da colaboração

Colaboração no Rock in Rio Innovation Week

O nosso evento é colaboração do início ao fim. Juntamos o que o Rock in Rio sabe fazer de melhor, que é reunir pessoas com uma mesma vibração positiva e transformadora, num ambiente divertido, com a expertise de especialistas de diversas áreas.

Criamos um evento onde o grande objectivo, além de aprender e experimentar novos conhecimentos, é conectar pessoas e gerar ainda mais colaboração.

Nesse momento, a nossa equipa está correndo para entender como usar ferramentas, testando formatos e combinando rotinas e horários para que a mágica continue a acontecer.

Durante o Rock in Rio Innovation Week, vamos falar sobre os aspectos culturais e comportamentais que vão fazer a verdadeira colaboração acontecer, independente da distância e da tecnologia que usamos.

E esperamos que você esteja lá para poder colaborar connosco.

Até para a semana.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...