Wall Street English: Inovação no ensino de línguas
O ensino de línguas tem sido marcado por transformações significativas nas últimas décadas, especialmente com o avanço da tecnologia e a crescente procura por aprendizagem flexível e personalizada.
O Wall Street English posiciona-se no mercado português com um serviço de formação premium e um método de ensino único e exclusivo – o mais completo para adultos, adolescentes e empresas. Vencedor da preferência dos portugueses por nove anos consecutivos, através da conquista do Prémio Cinco Estrelas, a marca disponibiliza cursos personalizados às necessidades de cada aluno com horários flexíveis e ajustados à sua disponibilidade, uma grande diversidade de aulas com os melhores professores e centenas de exercícios, com resultados garantidos. No caso das empresas, a formação pode ser ainda mais personalizada, através da criação de turmas fixas e pedidos de professores para dar aulas nas próprias empresas. No entanto, a solução 100% online, focada na evolução individual do aluno, sem necessidade de criação de turmas ou horários, permite-lhes realizar aulas quando e onde quiserem, tendo sido por isso modalidade preferida e mais escolhida pelas empresas.
Diogo Reis Pereira, director de Marketing do Wall Street English, explica que um dos pilares fundamentais que diferencia este instituto é a sua metodologia de ensino única e inovadora. Há mais de 50 anos, a escola adoptou o conceito de blended learning, combinando o melhor do ensino presencial com recursos digitais avançados.
«Além de ser blended e de ser percursor no recurso à tecnologia para proporcionar uma aprendizagem mais rica e dinâmica aos alunos, esta metodologia utiliza ainda o conceito de flipped classroom, isto é, grande parte do estudo é realizado na plataforma interactiva através das lições multimedia e da realização de exercícios nos manuais digitais, antes das aulas com professores », explica o responsável. «Isto faz com que os alunos vão mais preparados para as aulas, participem mais activamente e aproveitem melhor o seu tempo com os professores.»
Desta forma, o aluno pode começar a estudar a partir do primeiro dia, a partir do seu nível, que é aferido através de um teste de entrada, dando início num curso digital centrado em si e nas suas necessidades e participando de seguida em aulas com professores com um máximo de outros três ou quatro alunos que estejam a frequentar a mesma unidade de aprendizagem. Os horários são flexíveis e os alunos nunca perdem aulas, estudando ao seu ritmo.
«Agora, com a possibilidade de variar entre aulas presenciais com professores, na escola ou na sala de aula online, o curso tornou-se ainda mais flexível. Além disso, todos os alunos têm um consultor alocado que acompanha o percurso do aluno desde o primeiro dia e garante a sua motivação ao longo do curso », explica Diogo Reis Pereira.
A tecnologia desempenha um papel crucial na estratégia educativa do Wall Street English. O director de Marketing do Wall Street English enfatiza que «foi através da integração da tecnologia que foi possível criar um sistema de ensino que não estivesse dependente da criação de turmas e horários fixos para receber novos e chegar a um maior número de alunos. A tecnologia ajuda a democratizar o acesso à educação e a sua integração permite ainda que o ensino seja centrado na evolução individual do aluno, dando-lhe acesso a centenas de conteúdos didácticos interactivos e divertidos, que dinamizam a sua experiência de aprendizagem, optimizam o consumo do curso e, consequentemente, o sucesso do aluno. Hoje, é possível replicar as aulas presenciais em ambiente online e os alunos podem aprender onde e quando quiserem, desde que tenham acesso à internet».
Programas disponíveis
Actualmente, o Wall Street English oferece cursos de inglês para adultos, adolescentes e empresas, utilizando uma metodologia de ensino blended e flipped. Os cursos para adultos podem ser frequentados em três modalidades, em que o que varia é a forma como os alunos consomem as aulas acompanhadas pelos professores: o InSchool, em que as aulas são presenciais; o 100% Online, em que as aulas com professores são realizadas em ambiente online, numa plataforma exclusiva desenvolvida durante a pandemia – a digital classroom; e, finalmente, o InSchool PRO, em que os alunos podem alternar entre aulas presenciais e online, consoante a sua preferência. Além disso, avança Diogo Reis Pereira, «somos parceiros do Cambridge Assessment English para preparação dos alunos para exames como o LinguaSkill, Preliminary, First e CAE, tal como também preparamos os alunos para o IELTS. O curso para adolescentes assenta no mesmo método de ensino que nos distingue, mas viu os seus conteúdos adaptados a esta faixa etária e são feitos também 100% online. Para empresas, temos soluções semelhantes aos cursos para adultos, mas desenvolvemos também propostas mais personalizadas às necessidades dos clientes».
Ainda no que diz respeito às empresas, os programas podem incluir a criação de conteúdos adaptados às suas áreas de negócios ou a necessidades de aprendizagem das equipas. Para além dos conteúdos adaptados à realidade dos seus negócios, os formandos contam com aulas com professores que podem ser realizadas nas escolas do Wall Street English, nas próprias empresas ou online. Os colaboradores podem escolher fazer o curso blended ou constituir turmas com horários fixos e aulas presenciais, apenas com professores apenas. De acordo com Digo Reis Pereira, esta última opção é muito desafiante para as empresas, tendo em conta os diferentes níveis de cada aluno da turma e devido à conciliação dos horários. Por isso, «actualmente as empresas estão a escolher o nosso produto blended e 100% online para que os colaboradores tenham independência e flexibilidade na realização do curso, com supervisão do seu desempenho e performance por parte do responsável de formação ou de recursos humanos. As aulas podem ser realizadas onde e quando o colaborador quiser, numa realidade em que o trabalho remoto veio para ficar e as viagens em trabalho imperam».
Professores e alunos
O Wall Street English afirma-se líder nacional na formação e preparação de professores de Inglês e, por isso, disponibiliza formações e workshops que promovem o desenvolvimento de skills e metodologias que visam melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos. O director de Marketing da empresa revela que «a partir do segundo semestre, vamos iniciar a preparação para o Teaching Knowledge Test (TKT), para professores em início de carreira ou já com experiência no ensino, que desta forma obtém uma certificação para o ensino da língua inglesa com reconhecimento internacional. Em breve, teremos também disponíveis workshops de inovação de técnicas de ensino e metodologias, que serão compostos por módulos de formação flexiveis e adaptados às necessidades dos professores mais experientes ou em início de carreira».
Tudo isto reflecte-se no grau de satisfação que os alunos manifestam nos processos de auscultação do Wall Street English. A empresa tem vindo a apostar em métricas de qualidade com que ausculta, por um lado, as opiniões dos seus alunos e por outro, a performance das suas equipas. Desta forma, «com o apoio de novos sistemas, mas também de novas práticas implementadas por course consultants, que acompanham diariamente a evolução dos seus alunos, foi possível estabelecer novos processos que garantem padrões de qualidade de excelência, transversais a todas as escolas. Acreditamos que temos o método mais completo e flexível para aprender inglês e o facto de termos vencido por nove anos consecutivos o Prémio Cinco Estrelas confirma a preferência e satisfação dos portugueses», diz o responsável.
Com os olhos postos no futuro, o Wall Street English está focado em continuar a sua trajectória de inovação e crescimento. Com 36 escolas em todo o País, a marca orgulha-se de já ter ensinado inglês a mais de 300 000 alunos, continuando com um crescimento sólido e um número recorde de alunos activos, graças à inovação e à aposta forte na tecnologia.
Desde a criação do seu método de ensino há 50 anos, à manutenção de um serviço de qualidade que se adapta às novas tendências digitais de consumo, o Wall Street English reconhece e aposta, desde sempre, na inovação como um dos principais pilares de crescimento. «O ano passado lançámos um curso exclusivo para adolescentes – mesmo método, conteúdos adaptados, que aos poucos está a ganhar forma no mercado e muito em breve, vamos lançar também um curso de formação de inglês focado única e exclusivamente em business, com conteúdos exclusivos do Financial Times », conclui Diogo Reis Pereira.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” publicado na edição de Junho (n.º 162) da Human Resources.
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