Worten: Uma empresa que é como uma “segunda família”

Este ano, a Worten decidiu trazer uma mensagem de Natal diferente e com humor aos cinco mil colaboradores em Portugal e Espanha. É uma iniciativa simbólica, mas que traduz uma estratégia de Gestão de Pessoas que, assente em cinco pilares e abrangendo várias áreas, dá primazia à voz das suas pessoas.

 

Por Tânia Reis

 

Cumprindo a tradição natalícia, todos os anos a Worten desenvolve uma mensagem de Boas Festas para os colaboradores poderem partilhar com os seus parceiros, fornecedores, família e amigos. «Este ano quisemos inovar», revela Inês de Castro, directora de Recursos Humanos da retalhista. Decidiram trazer uma mensagem de Natal diferente e com humor e, por isso, o clássico postal de Natal foi substituído por um postal “cantado”. E a dirigir esse coro está um «maestro muito peculiar e que também já pertence à família Worten… o Ricardo Araújo Pereira».

Se a escolha do protagonista não foi ao acaso, recorrer a “mini-actores/ cantores especiais” para o coro de Natal muito menos. O objectivo foi, desde início, surpreender os colaboradores. «O Ricardo Araújo Pereira a dirigir um coro de crianças a desejarem um Feliz Natal a todos, só esta ideia já cumpria muito bem esse objectivo.» Porém, a intenção não era uma peça de mero entretenimento, mas sim uma «peça realmente única, ou seja, um postal que só pudesse ser da Worten». Por isso, fizeram-no com as crianças, filha/os dos colaboradores, e filmaram em “casa”, no auditório da sede Worten, em Lisboa.

 

“Worten Somos Nós”
A Worten orienta a sua Gestão de Pessoas com base em cinco pilares estratégicos: «work-life balance; diversidade e inclusão; desenvolvimento e formação; melhoria contínua dos nossos líderes; melhoria contínua da “employee experience” suportada na tecnologia», explica Inês de Castro, realçando «o espírito fortíssimo de equipa que se vive na empresa». Esse espírito encontra tradução no mote “Worten Somos Nós”, que surgiu espontaneamente há alguns anos num teambuilding das equipas de Vendas. «De imediato, houve uma apropriação por parte de todos desta simples frase», conta.

O exemplo de capacidade de, em conjunto, atingirem resultados que, por vezes, «parecem quase impossíveis» aconteceu com a pandemia, «uma prova de superação para todos», recorda a responsável. Nessa altura, a Worten não fechou as suas lojas e «houve um enorme espírito de equipa num momento de elevada incerteza» e em que, inevitavelmente, tiveram «ausências de colaboradores que ficaram doentes ou que tinham de prestar assistência à família». Esse desafio foi superado, «porque todas as equipas se uniram e se adaptaram ao contexto», justifica.

Dos muitos programas dirigidos aos colaboradores, Inês de Castro destaca aquele que promove a conciliação entre a vida pessoal e profissional das equipas e que agrega várias iniciativas. No “Your Time”, os colaboradores podem encontrar programas como o Plano de Férias Worten, em que são atribuídos mais dois dias extra de férias por ano; ou o Incentivo aos Estudos, que consiste na atribuição anual de 500 euros a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano, para estudantes até ao 12.º ano ou equivalente, e com a atribuição de bolsas de estudo – com 100% das despesas comparticipadas – a colaboradores que revelem interesse em prosseguir os estudos, seja licenciatura, mestrado ou pós-graduação.

A empresa disponibiliza igualmente o trabalho remoto, com um modelo híbrido de dois dias no escritório e três dias de trabalho remoto; o Flexiwork, que «permite a flexibilidade de horário em funções em que tal seja possível», e a Licença sem Vencimento Worten, na qual o colaborador pode ausentar-se da empresa por um período de tempo, «seja para estudar, viajar, participar num programa de TV, sem colocar em risco o seu posto de trabalho».

Incluído no “Your Time” estão também a redução do horário de trabalho, em que o colaborador pode «optar por uma carga horária diferente durante um período temporal ou a título definitivo, desde que compatível com a função» e o dias extra, que permite ao colaborador «tirar mais cinco dias de descanso, com o respectivo desconto no vencimento».

Esse parece ser o caminho certo, já que a palavra “família” aparece frequentemente nos campos de comentários dos surveys de engagement ou eNPS (Employee Net Promoter Score), das auscultações levadas a cabo junto dos colaboradores, o que constitui «motivo de grande orgulho», refere. «É muito poderoso quando um colaborador se refere à empresa em que trabalha como a sua “segunda família”.»

Outros dos aspectos mais referidos passam pelo bom ambiente, o facto de “terem voz” – algo «muito valorizado, sobretudo pelos mais novos, que sentem que são escutados e respeitados, independentemente do grau de senioridade ou know-how» –, o modelo de trabalho híbrido, o programa Your Time e a aprendizagem constante que se vive na empresa.

Para medir o sucesso destes programas e delinear estratégias de melhoria, a Worten dispõe de várias ferramentas. Entre elas estão o “Tu Contas”, o survey de engagement que realizam de três em três anos e que aborda todas as temáticas; a medição do eNPS nas equipas três vezes por ano, e o “Upward Feedback”, um survey que avalia a prestação dos líderes segundo a visão das suas equipas, ao qual todos os colaboradores respondem anualmente. «Sempre que lançamos uma iniciativa, por exemplo a celebração de um dia festivo, promovemos um survey curto através da app do colaborador, a myWorten, para pedir feedback da respectiva acção», acrescenta a directora. Desta forma, conseguem «compreender o que causa mais impacto e reagir de forma mais imediata».

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Dezembro (nº. 144)  da Human Resources, nas bancas.

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