
2025, o ano da IA!
Por Ricardo Florêncio
Nos diversos eventos e fóruns onde participamos, temos questionado os responsáveis das empresas sobre como será o ano de 2025, em termos de Gestão de Pessoas. Uns dizem que acabará por ser um follow-up de 2024, outros que será um ano com profundas alterações. Estou convencido de que será este segundo grupo que terá mais razão.
Desde logo, 2025 será o ano em que se sentirá mais efectivamente os efeitos da inteligência artificial (IA) – e de tudo o que com ela se relaciona –, com todas as transformações que daí resultam. Até agora, e embora diversas empresas já tenham investido seriamente em todo este mundo, os efeitos práticos desses mesmos investimentos ainda não foram muito visíveis e sentidos.
O ano 2025 será o da mudança. Esta vai ocorrer nas mais variadas vertentes, nas empresas, na economia e na sociedade. E também, obviamente, com um grande impacto no mundo do trabalho, no mundo da Gestão de Pessoas. De tal modo, que vai colocar em causa o modo de trabalho, a organização do trabalho, os modelos de trabalho.
Assim, sim, temos de analisar o “Futuro do Trabalho”. Esse será o grande tema da próxima Conferência da Human Resources, já agendada para o próximo dia 20 de Março.
E aproveito esta nota, para desejar a todos os nossos leitores, festas felizes e um Santo Natal.
Editorial publicado na revista Human Resources nº 168, de Dezembro de 2024