3 Estratégias de Comunicação Interna em tempos “a-normais”

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Com o prolongar da pandemia, das situações de trabalho remoto e do uso de medidas de contenção e distanciamento social, entrámos num novo mundo de relações empresariais que impacta a forma como as pessoas interagem e comunicam entre si.

Para a maioria das empresas houve uma reinvenção de novos canais de comunicação. Toda esta situação impacta os colaboradores não só na forma como comunicam, mas na forma como se sentem face a esta nova realidade. Se para algum este novo normal mais digital traz todas as vantagens na sua vida pessoal e profissional, para outros é um pesadelo do qual querem acordar.

Vivemos hoje uma situação híbrida, “o normal já não é o normal “; o que traz novos desafios à comunicação interna, que mantém o mesmo propósito de unir pessoas, de criar a cultura e sobretudo de manter o fluxo de informação necessário à coesão entre os colaboradores e as equipas.


Partilho 3 boas práticas da comunicação interna particularmente importantes:

1- Que chegue a todos os colaboradores

Garantir que toda a informação chega a todos os colaboradores independentemente de onde se encontram. Aqui revela-se a importância da utilização de Apps (por exemplo) como uma boa prática já que permite garantir que todos “têm na sua mão” a mesma informação, ao mesmo tempo independentemente de onde se encontram.


2-
Que conheça bem o seu público-alvo

O trabalho de identificação e customização de conteúdos é fundamental para garantir o interesse e a compreensão. Identificar os diferentes públicos-alvo não só verticalmente (por funções) mas também horizontalmente por processos, por interesses comuns e não esquecendo a demografia. Um publico mais jovem espera dinâmicas de comunicação mais ativas, mais digitais, mais participativas.


3-
Que dê protagonismo

Deixe os seus colaboradores falar; dar opinião, participar ativamente, ser protagonista. Os “pares” são os mais importantes parceiros na comunicação. Permita que os colaboradores participem na criação e na partilha de conteúdos.

Por último NÃO EXAGERE! O excesso de informação pode criar mais stress, ser cansativo e desmotivador. Seja claro objetivo, simples.

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