35% dos profissionais receiam perder o emprego nos próximos meses

desemprego aumentaDo lado dos empregadores, ascende a 45,5% os que consideram contratar novos colaboradores em 2013. Os maiores beneficiados por este investimento em recrutamento deverão ser os profissionais da área comercial, Informáticos e Engenheiros.

Os processos de internacionalização e a boa dinâmica das exportações de inúmeras empresas portuguesas deverão ainda potenciar a procura por profissionais com conhecimentos de idiomas como o Inglês, Castelhano, Francês e Alemão.

O Guia da Hays, líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, também identifica que 76% dos inquiridos demonstram disponibilidade para trabalhar no estrangeiro, sendo que a grande maioria prefere destinos europeus, e cerca de metade, o continente Americano.

O estudo apoia-se em milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays em todo o País, além de inquéritos específicos efectuados junto de quadros técnicos, médios e superiores e de largas centenas de empregadores. Aborda as políticas retributivas e as médias salariais das mais variadas funções e áreas, as motivações dos profissionais portugueses, as preferências de quem está a contratar e as profissões mais requisitadas actualmente. São também analisadas as dinâmicas dos diferentes sectores de mercado, desde as Finanças e Banca, passando pela Indústria, Retalho e Tecnologias da Informação, entre outros.

«Em 2013, as oportunidades estão do lado dos profissionais e das empresas que tenham a capacidade de diferenciar-se e adaptar-se à realidade actual.», afirma Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal. «Não é por acaso que, de um conjunto de cerca de 20 características, os empregadores que participaram no nosso inquérito elegeram a capacidade de adaptação/polivalência como aquela que mais pesa na escolha de um candidato.»

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood