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9 dicas para maior motivação e positivismo no trabalho
A atitude é um factor determinante na maneira como cumpre os seus compromissos diários. É o que leva os colaboradores a atingir metas e influencia o ambiente de trabalho. Portanto, manter uma atitude positiva no trabalho é fundamental, influenciando a motivação dos colaboradores e sua produtividade.
Além disso, ter uma atitude positiva no trabalho traz outros benefícios, afirma o site kellyservices, como:
- Melhor gestão de conflitos.
- Maior foco na resolução de problemas.
- Maior confiança.
- Redução do stress e de ansiedade no trabalho.
Como manter uma atitude positiva no trabalho?
1 – Ser proactivo
A proactividade é a capacidade de tomar iniciativa, controlar situações e procurar soluções para os problemas actuais. Para desenvolver este comportamento é imprescindível que mantenha-se actualizado, envolva-se nas várias actividades e tente planear o seu trabalho.
2 – Evitar conflitos
Num local de trabalho, existem diferentes opiniões e formas de trabalhar, portanto, podem haver alguns atritos. Para que não existam conflitos, é importante priorizar a comunicação, tornando a convivência mais agradável e melhorando o trabalho em equipa.
3 – Estimular a criatividade
Incentivar o pensamento criativo ao nível dos gestores e colaboradores é uma excelente forma de abordar as situações para identificar a melhor forma de realizar determinados projectos ou tarefas. Promover a criatividade permite que os colaboradores se expressem e sintam que a empresa valoriza as suas propostas.
4 – Manter boas relações de trabalho
Não é possível ter uma atitude positiva no trabalho se o ambiente não for agradável. Portanto, cultivar e fortalecer relações é essencial para melhorar o ambiente de trabalho. Além disso, irá contribuir para o aumento de produtividade, promovendo a colaboração entre colegas.
5 – Ter flexibilidade
Uma das competências mais exigidas pelas empresas tem sido a capacidade de adaptação ou flexibilidade, uma vez que permite aos colaboradores envolverem-se com sucesso em novas modalidades de trabalho, aceitarem mudanças e adquirirem novas competências.
6 – Ser responsável e pontual
Outra recomendação para manter uma atitude positiva é garantir que os prazos de entrega sejam respeitados, principalmente considerando a importância do trabalho colaborativo.
7 – Estimular o desenvolvimento profissional
Encontrar novos desafios é também uma forma de permanecer positivo no trabalho. Mantenha-se motivado no desenvolvimento de estratégias de modo a atingir os seus objectivos.
8 – Promover cuidados de saúde
Ter uma atitude positiva está ligado à saúde física e mental. Se houver stress excessivo ou algum tipo de desconforto físico, torna-se complicado realizar as tarefas de forma eficiente.
9 – Auto motivação
Embora seja encorajador receber feedback positivo da chefia, é muito importante encontrar motivação em nós para continuarmos a desenvolver um trabalho de qualidade e de forma consistente.