9 tipos de pessoas que nunca vão alcançar o sucesso

Possuir competências sociais e conseguir criar empatia nos outros, é algo fundamental para conseguir chegar ao topo da carreira. Saber lidar com os outros é, talvez, mais importante do que a competência apresentada na execução das funções de cada um.

Um estudo do economista David Deming, de Harvar, onde observou tarefas nos locais de trabalho desde o ano de 1980 até aos dias de hoje, concluiu que aqueles com as competências sociais mais desenvolvidas atingiam uma evolução na carreira superior àqueles com maiores capacidades técnicas.

Ou seja, existem algumas pessoas, com certas características, que muito dificilmente, e apesar das suas competências técnicas, vão conseguir alcançar o tão desejado sucesso. Aqui deixamos 9 exemplos:

 – O cobarde

O medo é uma ferramenta poderosa para alcançar um fim específico. Isso verifica-se com muita frequência durante as campanhas eleitorais, quando os candidatos tentam espalhar o receio em relação ao rival.

No ambiente de trabalho o cenário não é muito diferente. Os colaboradores com mais medo poderão sair bastante prejudicados com colegas cobardes. Estes últimos, perante um erro, vão começar a culpar outros e, muito provavelmente, vão escolher estas pessoas para que o protagonismo provocado pelas falhas deixe de incidir sobre si.

O “dementor”

Esta personagem da saga de Harry Potter, é uma criatura que tem a capacidade de literalmente sugar as almas das pessoas provocando apenas más recordações.

 

Ora, a própria autora da obra, J.K. Rowling, afirmou que desenvolveu esta personagem inspirada pelas pessoas negativas – que tem a característica de entrar numa sala e terminar, quase de imediato, com o ambiente positivo e de felicidade. Estas pessoas vão sempre espalhar o medo e a preocupação mesmo quando as coisas correm bem.

– O arrogante

Toda a gente sabe identificar alguém arrogante. Mas, no fundo, estas pessoas acreditam que tudo o que os outros fazem é um desafio pessoal. Ou seja, a arrogância é uma espécie de falsa confiança que serve, ao mesmo tempo, para esconder inseguranças. As pessoas arrogantes têm uma tendência significativa para um pior desempenho no trabalho e para criar problemas cognitivos.

– O “pensador” do grupo

Estas pessoas tendem a escolher um caminho que lhes ofereça menos resistência possível. São aqueles que, normalmente, dizem a frase “foi assim que sempre fizemos”.

– O que nunca teve oportunidades

Este tipo de pessoas são aqueles que explicam o fracasso pela falta de oportunidades. De facto, o factor sorte é importante para a evolução da carreira mas não explica tudo. Os grandes líderes chegaram onde chegaram depois de anos de esforço, falhanços e de muito trabalho. Talvez o que leva estas pessoas ao insucesso é a atitude perante os desafios e não a falta de oportunidades.

– O temperamental

Algumas pessoas têm pouco controlo nas suas emoções, para o bem e para o mal. A qualquer momento podem rebentar e soltar tudo o que sentem a quem está à sua volta.

Desta maneira, os temperamentais produzem pouco porque deixam as suas emoções influenciar o seu julgamento e raciocínio. Isto para além de poder destruir muitas relações importantes.

– A vítima

Este tipo de pessoas pode ser difícil de identificar porque, no início, os outros até podem sentir alguma empatia por elas. Mas, ao longo que o tempo passa, vai perceber que estas pessoas conseguem, sempre, alhear-se de qualquer responsabilidade.

– O inocente

À semelhança do ponto anterior, estas pessoas provocam um sentimento de pena da parte dos outros, mas neste caso pode não ser intencional. São aqueles que aceitam tudo, incluindo maus negócios, acabando por perder o respeito das outras pessoas.

– O que pede sempre desculpa

Pessoas sem confiança estão sempre a pedir desculpa pelas suas ideias e acções. No fundo, têm medo de fracassar e acreditam que o pedido de desculpa vai criar uma rede de segurança. No entanto, os pedidos de desculpa desnecessários vão fazer com que as ideias e propostas pareçam piores do que elas realmente são.

Fonte: LinkedIn

 

 

 

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