
Esta ferramenta vai ajudar as mulheres a negociar o salário
De acordo com o Dinheiro Vivo, a comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT) criou uma nova ferramenta para ajudar as mulheres a negociar salários. A base de dados pública Salary Transparency permite às trabalhadoras ter acesso aos vencimentos nas empresas tecnológicas para diferentes cargos e perfis.
Para comparar as situações, a base de dados conta com pelo menos seis indicadores de referência, posição profissional; anos de experiência; dimensão das empresas; vencimento bruto mensal; localização e ainda benefícios extra (as chamadas ‘perks’), explica-se no site.
Todas estas informações constam de uma base de dados pública e que é acessível através desta página. Sendo uma base de dados pública, qualquer mulher pode juntar informação, de forma anónima, através deste link.
O mais recente projecto da comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT) quer combater a desigualdade salarial, uma vez que, segundo um estudo da plataforma de recrutamento Landing.Jobs., as mulheres ganham em média menos 23% do que os homens em posições semelhantes.
Desde 2017, a comunidade Portuguese Women in Tech tem valorizado o papel das mulheres na área tecnológica, ao promover várias medidas contra a desigualdade de género, como programas de mentoria para dar mais competências ao género feminino e uma lista de oradoras disponíveis para falar em eventos.