O papel do design thinking na educação corporativa

Sabe a importância de usar o design thinking na educação corporativa para resolver desafios? Mantenha sempre o foco nas necessidades dos colaboradores.Design thinking é uma metodologia de solução de problemas, pensada para o desenvolvimento de experiências que tenham o ser humano como o centro principal dos processos. Design thinking consiste na busca por respostas a desafios sob a perspectiva de um designer, mas noutras outras áreas, facilitando a identificação de causas para eventualidades e como elas podem ser resolvidas em prol de se alcançar os resultados esperados.Etapas de design thinking 

  • Empatia aplicada à imersão no design thinking
    É essencial “colocar-se no lugar da outra pessoa”, com o objectivo de analisar as suas dúvidas.
  • Observação e definição de eventualidades – o lado prático do design thinking
    Após ser empático com as dúvidas, o próximo passo é realizar pesquisas para definir a sua real dimensão, levando sempre em consideração o factor humano. As questões e as metas propostas são traçadas nesta fase.
  • Planeamento de soluções design thinking na educação corporativa
    É o momento de explorar as ideias sem imposição de limites. Esse é um passo crítico para o design thinking na educação corporativa. É a hora do brainstorming e, para elevar a produtividade ao máximo nessa etapa, é preciso contar com a colaboração de uma equipa multidisciplinar.
  • Faz-se o protótipo – a ideia formada a partir do design thinking ganha “corpo”
    É aqui que a ideia sai do papel e se torna em realidade, mesmo numa versão não finalizada e mais simples, mas que prova a sua funcionalidade real.
  • Testes e análise dos resultados: o início de um novo ciclo de design thinking
    A estratégia é posta em prática e os participantes têm espaço para deixar feedbacks, com o objectivo de melhorar o projecto. A partir daqui, o processo repete-se desde a terceira etapa, até que o produto final seja plenamente satisfatório.

A colaboração e o envolvimento ajudam a procurar respostas junto de quem está mais próximo da situação, além de gerar mais envolvimento e sentimento de pertença.

O uso do design thinking também desenvolve o lado lúdico, com os mentores a agirem como “descobridores”, criadores de invenções que mantém as equipas comprometidas e motivadas.