Estes são comportamentos inadmissíveis num líder. Reconhece algum?

Existem alguns comportamentos da liderança que afectam directamente a motivação dos colaboradores. Qualquer líder, seja técnico ou estratégico, deve entender que algumas skills comportamentais são extremamente importantes para que tenha sucesso na coordenação das suas equipas. Desenvolver estas skills não é uma opção, é um prioridade.

Os piores problemas em resistir ao desenvolvimento de comportamentos essenciais no papel de liderança são a distância que se cria da equipa, a perda de confiança, a redução da produtividade e a descrença nas estratégias da empresa, defende o coach Allan Lopes.

Desenvolver comportamentos é uma tarefa complexa e exige disposição, consciência e um acompanhamento próximo para garantir o desenvolvimento.

1- Estar sempre ocupado, distante ou inacessível
Qualquer líder possui uma infinidade de tarefas a executar. Precisa apoiar a equipa na execução das tarefas, controlar os resultados produzidos, consolidar os avanços e o alcance das metas, além de gerir conflitos de relacionamento da equipa e com os clientes.

Estar ocupado neste processo é comum. Porém, todos os líder precisam de tempo para estar disponível para a sua equipa pelo menos algumas horas por dia. Não há nada mais frustrante para a equipa do que desejar resolver um problema, tirar uma dúvida, pedir uma aprovação e não conseguir avançar porque o líder não está próximo.

Caso o líder esteja com problemas para apoiar a equipa, deve preparar algum profissional mais experiente para assumir o seu papel nos processos de tomada de decisão. Assim, mesmo que precise de viajar ou de se ausentar, a sua equipa conseguirá ter a autonomia que precisa.

2- Ter uma comunicação obscura
Gestores inseguros podem cair na armadilha de ocultar todas as informações a que têm acesso, por não saber o que deve ou não ser partilhado com os seus colaboradores. Manter uma postura de ocultar informações, processos de mudança e estratégias da empresa só gera insegurança, confusão e frustração nos colaboradores.

Comunicar adequadamente é uma arte que qualquer profissional precisa de desenvolver. Dividir as informações adequadas aumentará a confiança que a equipa possui sobre o trabalho e o envolvimento na procura por maiores objectivos.

Ser liderado sem informação é a mesma coisa que viajar vendado e amarrado na bagageira de um carro. Além de não ser confortável, é desesperante por não se saber para onde se vai e qual será o caminho percorrido.

3- Não assumir os seus erros e a responsabilidade pela correcção
Parece estranho, mas acontece. Alguns lideres defendem as suas carreiras escondendo toda e qualquer falha. Os lideres têm de entender que qualquer erro ou problema que aconteça é responsabilidade sua. Talvez não seja responsável directo por causar o erro, mas é responsável por assumir o processo de reparação do problema.

Este é um problema comum, pois alguns líderes sabem a autoridade que têm e utilizam este poder para transferir o problema para equipa. Como possuem cargos de confiança também tendem a ser pouco questionados pela direcção, aproveitando-se desta condição.

A junção destes factores é explosiva. A empresa pode produzir gerentes imaturos, com baixíssima capacidade de responder aos desafios oferecidos pelo mercado e pelos clientes, além de destruir a relação com os membros das equipas que vão sentir-se abusados e desrespeitados.

 

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