
Estas 18 palavras em inglês fazem parte do léxico comum dos Recursos Humanos. Sabe o que (todas) significam?
Já todos nos deparámos com diversos termos em inglês em palestras, textos e conversas sobre gestão de pessoas. Essas palavras, cada vez mais comuns em contextos de Recursos Humanos podem causar confusão, principalmente a quem ainda não tem muita familiaridade com línguas estrangeiras.
Para garantir que nenhum conteúdo fica perdido ou entendido de forma errada explicam-se aqui os termos fundamentais da área de Recursos Humanos:
- Burnout
Esgotamento, sendo que é um termo psicológico, quando falamos da Síndrome de Burnout, a qual acontece quando, devido ao trabalho, a pessoa vive um estado de esgotamento físico e mental. - Business Partner
Parceiro de negócios, diz respeito ao profissional de Recursos Humanos que tem uma profunda visão do negócio e que actua como um consultor para a organização, trazendo ainda maior estratégia para a gestão de pessoas. - CEO (Chief Executive Officer)
Director ou presidente executivo ou director-geral. O termo em inglês designa o administrador da empresa, que tem uma visão geral e responsabilidade sobre todas as áreas do negócio. - Coaching
Utilizamos a palavra coaching para designar um processo de desenvolvimento no qual o coach (“treinador”) ajuda o coachee (“aprendiz”) a atingir objectivos profissionais e/ou pessoais específicos. - E-learning
Aprendizagem eletrónica, corresponde a um modelo de ensino não-presencial e que usa recursos tecnológicos, como acontece nos cursos à distância. - Employ
Empregar, e todas as variações, como employer (empregador), employee (colaborador) e employment (emprego). - Empowerment
Empoderamento. Em ambiente organizacional utiliza-se esse termo para falar da descentralização da liderança, que passa a tomar decisões mais horizontais e participativas. Neste processo, é estimulada a autonomia e o empoderamento do colaborador. - Feedback
A palavra é comum e, na prática, quase todos sabem o que significa dar ou receber um feedback. A sua tradução é retorno ou comentários, mas o termo em inglês já se incorporou ao dia-a-dia da língua portuguesa. O feedback é o momento em que alguém vai falar sobre o seu trabalho ou comportamento, explicitando as suas percepções e avaliações de determinada situação. - Headcount
Em tradução livre, significa contagem de cabeças e é usada para falar do indicador que representa a quantidade de colaboradores de uma organização. - Headhunter
Recrutador, um headhunter é o profissional que faz a prospecção activa de candidatos no mercado e seleciona os melhores e mais adequados. - Job rotation
Rotação de trabalho, corresponde à prática de um colaborador passar por diferentes áreas da empresa para conhecer mais os processos e maximizar a sua aprendizagem e produtividade. - KPI (Key Performance Indicator)
Os indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPI’s, são as métricas essenciais para a avaliação do sucesso de determinado processo. - Mentoring
Diz respeito a um processo de desenvolvimento onde um mentor aconselha o seu mentorado sobre questões diversas da vida profissional e pessoal. Diferente do coaching, o mentoring não tem tempo definido ou objectivos específicos a serem atingidos. - OKR (Objectives and Key Results)
A sigla OKR, cuja tradução é objectivos e resultados-chave, designa uma metodologia criada para a definição de metas. Basicamente, o método é esclarecer o que vai ser feito e como o alcançar do objectivo será medido. Parece simples, mas a metodologia traz algumas técnicas para trazer objectividade e organização aos resultados da empresa e dos colaboradores. - On the job
A expressão significa, em tradução literal, no trabalho ou na função. Geralmente é utilizada para falar de acompanhamentos que são feitos no posto de trabalho do colaborador, no quotidiano da sua função. - PDCA (Plan, Do, Check, Act)
Indica uma ferramenta de gestão de projectos, cuja finalidade é instalar um ciclo de melhoria contínua. Traduzindo para o português, estas são as etapas do ciclo: planear, fazer, verificar, agir. - People Analytics
Traduzido como análise de pessoas, este processo consiste na obtenção e análise estatística de diversos dados sobre pessoas, cujo objectivo é traçar padrões, prever situações futuras e prever decisões. - Turnover
Também conhecido como rotatividade, é um dos principais indicadores de Recursos Humanos pois trata da relação entre admissões e despedimentos num determinado período. Há diferentes formas de se calcular o turnover prever os seus impactos.