
Downsizing não é (só) reduzir o número de pessoas nas empresas. E se bem planeado traz várias vantagens
Downsizing é uma ferramenta de gestão que surgiu no final da década de 1970, com o objectivo de promover a redução de custos nas empresas para, assim, torná-las mais competitivas.
O conceito de downsizing tem foco directo no departamento de Recursos Humanos e nos colaboradores, pois consiste em reduzir e, muitas vezes, eliminar todos os processos ou pessoas/cargos desnecessários ou obsoletos na empresa.
O downsizing procura:
- reduzir custos;
- eliminar processos desnecessários;
- aumentar a eficiência produtiva.
O downsizing traz menos burocracia, menos etapas e melhor performance, além de mais resultados, qualidade nas entregas e maior foco nas necessidades dos clientes.
Os objetivos do downsizing passam por:
- redução de custos;
- supressão de rotinas burocráticas;
- eliminação de hierarquias e cargos desnecessários;
- tornar a comunicação interna mais transparente e rápida;
- dar maior agilidade à tomada de decisão;
- dar respostas rápidas às acções da concorrência;
- focar mais nas necessidades reais dos clientes e do mercado;
- agir com menos tempo de análise e maior assertividade;
- aumento da sinergia entre as equipas;
- melhorar a imagem da empresa.
Para ter êxito a sua implantação deve ser assertiva. Boas práticas para que o processo de downsizing traga vantagens:
- As pessoas são o maior capital: são os colaboradores que garantem o sucesso e o crescimento das empresas. Muitos gestores não são sensíveis a esta questão, pelo que em situações de crise, não pensam em valorizar, nem em investir nos colaboradores, mas apenas implementar cortes para tente reter os talentos e os profissionais que apresentam alta performance na empresa.
- Planeie bem as ações: planeie cada movimento e etapa do downsizing.
- Analise a causa dos baixos resultados organizacionais
- Motive os colaboradores que continuam na empresa
- Coloque em prática um plano de acção e melhore a cultura organizacional.
- Pense em acções a longo prazo
- Invista na ampliação e na modernização
- Aposte na reestruturação organizacional
A aplicação correcta do downsizing acarreta consequências positivas para a empresa, como:
- aumento do valor agregado da empresa;
- aumento da eficiência operacional;
- redução de custos e despesas operacionais da empresa;
- maior agilidade para tomar decisões;
- avaliações de desempenho mais eficientes;
- optimização da cadeia produtiva;
- operações em escala;
- foco nas necessidades reais do cliente;
- transparência na comunicação interna e externa;
- reavaliação e revitalização de processos.
Quando mal planeado ou mal-executado, o downsizing pode trazer consequências negativas:
- diminuição dos lucros;
- perda de capital humano qualificado e especializado;
- desmotivação dos colaboradores remanescentes;
- gastos com verbas de rescisão;
- prejuízos para a imagem da organização.