Downsizing não é (só) reduzir o número de pessoas nas empresas. E se bem planeado traz várias vantagens

Downsizing é uma ferramenta de gestão que surgiu no final da década de 1970, com o objectivo de promover a redução de custos nas empresas para, assim, torná-las mais competitivas.

 

O conceito de downsizing tem foco directo no departamento de Recursos Humanos e nos colaboradores, pois consiste em reduzir e, muitas vezes, eliminar todos os processos ou pessoas/cargos desnecessários ou obsoletos na empresa.

O downsizing procura:

  • reduzir custos;
  • eliminar processos desnecessários;
  • aumentar a eficiência produtiva.

O downsizing traz menos burocracia, menos etapas e melhor performance, além de mais resultados, qualidade nas entregas e maior foco nas necessidades dos clientes.

Os objetivos do downsizing passam por:

  • redução de custos;
  • supressão de rotinas burocráticas;
  • eliminação de hierarquias e cargos desnecessários;
  • tornar a comunicação interna mais transparente e rápida;
  • dar maior agilidade à tomada de decisão;
  • dar respostas rápidas às acções da concorrência;
  • focar mais nas necessidades reais dos clientes e do mercado;
  • agir com menos tempo de análise e maior assertividade;
  • aumento da sinergia entre as equipas;
  • melhorar a imagem da empresa.

Para ter êxito a sua implantação deve ser assertiva. Boas práticas para que o processo de downsizing traga vantagens:

  • As pessoas são o maior capital: são os colaboradores que garantem o sucesso e o crescimento das empresas. Muitos gestores não são sensíveis a esta questão, pelo que em situações de crise, não pensam em valorizar, nem em investir nos colaboradores, mas apenas implementar cortes para tente reter os talentos e os profissionais que apresentam alta performance na empresa.
  • Planeie bem as ações: planeie cada movimento e etapa do downsizing.
  • Analise a causa dos baixos resultados organizacionais
  • Motive os colaboradores que continuam na empresa
  • Coloque em prática um plano de acção e melhore a cultura organizacional.
  • Pense em acções a longo prazo
  • Invista na ampliação e na modernização
  • Aposte na reestruturação organizacional

A aplicação correcta do downsizing acarreta consequências positivas para a empresa, como:

  • aumento do valor agregado da empresa;
  • aumento da eficiência operacional;
  • redução de custos e despesas operacionais da empresa;
  • maior agilidade para tomar decisões;
  • avaliações de desempenho mais eficientes;
  • optimização da cadeia produtiva;
  • operações em escala;
  • foco nas necessidades reais do cliente;
  • transparência na comunicação interna e externa;
  • reavaliação e revitalização de processos.

Quando mal planeado ou mal-executado, o downsizing pode trazer consequências negativas:

  • diminuição dos lucros;
  • perda de capital humano qualificado e especializado;
  • desmotivação dos colaboradores remanescentes;
  • gastos com verbas de rescisão;
  • prejuízos para a imagem da organização.

 

 

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