Ana Bernardes, Accenture: «Os nossos profissionais são cada vez mais inquietos e curiosos»

Na Accenture defende-se que a inovação, a experimentação e a partilha de conhecimento devem estar presentes desde o primeiro contacto com a empresa. E isso está espelhado de forma vincada na formação que desenvolvem internamente.

 

Accenture assume como missão cumprir a promessa da tecnologia e da criatividade humana, utilizando o poder da mudança para criar valor e partilhar sucesso com clientes, colaboradores, accionistas, parceiros e sociedade.

Ana Bernardes, directora de Recursos Humanos da consultora em Portugal sublinha que são pioneiros no conceito de “360º Value”, o qual visa ajudar os clientes a transformarem e reinventarem os negócios, a requalificarem os colaboradores ou a tornarem-se mais sustentáveis. Explica: «esta acção tem por base a rotação bem-sucedida da Accenture para o denominado “novo”, com aproximadamente 70% do negócio a nível global agora a incidir nas áreas do digital, cloud e security, o que é crítico numa altura em que a escala é importante para ajudar os clientes na transformação das suas organizações.» A verdade é que a empresa podia focar todas as atenções num pilar meramente económico, tendo como objectivo último e único a maximização do lucro.

Contudo, «acreditamos que as empresas, e não apenas os Estados, têm uma responsabilidade incontornável e mobilizadora para desenvolver a sustentabilidade social e ambiental», faz notar Ana Bernardes. Como tal, a Accenture assume o dever de fomentar uma cultura de responsabilidade e transparência que demonstre o seu impacto. «Este é o momento para que a inovação responsável, a sustentabilidade e o compromisso social sejam parte essencial do modelo corporativo das organizações, integrando-o de forma natural na sua estratégia, no propósito institucional e no dia-a-dia de todos os profissionais.

E, porque não nos podermos esquecer da força motriz por detrás de qualquer operação, continuamos a investir naquele que é o nosso maior activo: as pessoas», destaca. A Accenture crê que a criação de emprego de qualidade, que supera a intenção do antigo posto de trabalho, tem por base o total respeito pelos colaboradores e pelo percurso profissional, com uma atenção no seu potencial de crescimento.

 

A gestão de talento como pilar estratégico 
Um dos pilares estratégicos da Accenture é a gestão do seu talento, desde a sua captação e selecção ao desenvolvimento de competências. «A Accenture é dotada de equipas globais e locais com um know-how muito profundo nas diversas tecnologias emergentes, na gestão de projecto, conhecimento de indústria e sectores, soft skills e forte liderança», faz notar Ana Bernardes. «Para o assegurar, temos por base o desenho e a definição de prioridades formativas a nível corporativo/global, que serão enquadradas no alinhamento estratégico das oportunidades de crescimento de cada área de negócio, contextualizadas no mercado nacional.»

A organização concebe um plano individual de formação considerando, para além da área de negócio de cada um, a função que a pessoa desempenha, a sua competência, o seu nível de especialização e a sua categoria profissional. «Para além desta formação core/prioritária, o colaborador é incentivado a potenciar o seu crescimento na empresa, com formação complementar que lhe permita consolidar conhecimento e experiência, contribuindo de forma positiva na evolução da sua carreira», acrescenta a directora de Recursos Humanos.

A Accenture redesenhou e transformou toda a experiência formativa, adoptando metodologias e ferramentas mais colaborativas, o que permite a interacção e o envolvimento de todos. Dependendo da área, «mantemos o tronco comum na passagem de conhecimento sobre o negócio da empresa, a sua missão, valores, código de ética, assim como comportamentos de segurança, entre outras áreas de desenvolvimento».

Também o desenvolvimento da Academia Corporativa da Accenture tem por base o grande pilar de gestão do talento, que se inicia desde a experiência como candidato, até à sua integração na empresa como colaborador. A organização continua a desenvolver as suas pessoas com as foundations skills da empresa: «o que somos, acreditamos, e a nossa direcção de futuro como empresa líder de mercado».

 

O papel das universidades
Também as universidades têm na Accenture uma grande relevância, sobretudo como resposta às necessidades de contratação. Ana Bernardes revela que o objectivo anual que assumem é contratar cerca de 300 pessoas recém-formadas para as áreas de Technology, Strategy e Consulting. Para isso, a consultora tem parcerias com o Instituto Superior Técnico e a Universidade do Minho, entre outras, em que desenvolve projectos com os alunos e oferece estágios de Verão, curriculares e apoio no desenvolvimento de teses.

Exemplifica: «Criamos workshops/ talks para os alunos, por skill, de modo a fomentar o conhecimento dos mesmos em tecnologias que as universidades não oferecem no seu plano curricular.» A Accenture também participa em eventos de recrutamento e brand awerness junto de diferentes universidades para aumentar a exposição da marca no mercado. Nesse contexto, desenvolve um programa de embaixadores, o Accenture Student Abassador, com um parceiro externo, que visa seleccionar 24 alunos de diferentes backgrounds e de diferentes universidades, para serem seus representantes e divulgadores da marca Accenture nos campus universitários.

«Contamos com a sua irreverência e energia para partilhar esta experiência com os seus colegas e estarem lado a lado com a nossa equipa de talent acquisition nos principais eventos on campus, workshops temáticos e open days, bem como no apoio nas feiras de emprego», partilha a directora de Recursos Humanos. «O programa ajuda-nos a alavancar a nossa presença em diferentes universidades, nomeadamente Instituições de ensino politécnico, aumentar o número de candidaturas na nossa base de dados para futuras contratações e entender melhor o que os alunos procuram ao nível de formação.» LEADERSHIP DNA Estando convictos de que as organizações líderes devem apoiar-se em princípios e valores comuns que orientem o seu comportamento, a Accenture criou o Leadership DNA, formado pelas seguintes cadeias: Inovação, Inspiração, Colaboração, Agilidade e Personalização.

«Os nossos profissionais são cada vez mais inquietos e curiosos, na procura constante das últimas tendências das diferentes temáticas de conhecimento», partilha Ana Bernardes. «Nesse sentido, entendemos que a inovação, a experimentação e a partilha de conhecimento devem estar muito presentes, desde o primeiro contacto com a nossa empresa, espelhando de forma muita vincada na formação que desenvolvem internamente.» Na Accenture, o foco constante na inovação verifica-se em muitas acções, mas também na actualização anual do seu currículo formativo. «O amplo leque de opções formativas contempla os conteúdos tecnológicos mais vanguardistas e as últimas tendências em formação, tais como hackatons, project based learning ou learning boards, que permitem uma aprendizagem mais interactiva e gamificada em sessões de formação ou comunidades de aprendizagem e interesses», exemplifica a responsável de Recursos Humanos, acrescentado que a empresa mantém um sólido portefólio de formação de competências tecnológicas, soft skills e um profundo conhecimento sobre cada indústria e sector em que desenvolve a sua actividade.

Ao longo dos anos, a Accenture tem defendido que a aceleração tecnológica deve ser acompanhada pela formação dos colaboradores, permitindo uma simbiose entre as pessoas e tecnologia. «Por esse mesmo motivo, temo-nos focado na formação das nossas pessoas, através de parcerias com empresas tecnológicas como por exemplo, as Academias de SalesForce, Outsytems, Java, AI ou Cloud», releva. «Existe também um tempo e um espaço reservados para a academia interna da Accenture, onde os nossos colaboradores preparam e geram conteúdos para os novos colegas, com o objectivo de prepará-los para as competências necessárias ao trabalho que vão desenvolver dentro da Accenture». Tudo isto sem esquecer a preocupação constante de criar e gerir competências digitais. E aqui entra o programa denominado por Technology Quotient (TQ), uma iniciativa global de learning, desenvolvida para que todas as pessoas da Accenture possam entender e adquirir um conhecimento mais aprofundado das tecnologias que estão a mudar o mundo. Alguns dos colaboradores da Accenture dão aulas em diferentes Instituições, o que gera uma maior proximidade e maior rede de contacto da Accenture com o meio académico.

 

Tendências na área formativa
Para Ana Bernardes, «as tendências formativas para 2021 relacionam-se com muitas das que a Accenture já está a desenvolver desde 2020». Destaca-se precisamente a adopção do digital como ferramenta para desenvolvimento de competências. «Temos de estar preparados para ter, num espaço curto de tempo, uma percentagem significativa de pessoas a trabalhar 100% em modo remoto e outras numa estado mais híbrido», constata a responsável. Outra das tendências assenta na saúde mental e bem-estar dos colaboradores, no âmbito do qual a Accenture desenvolveu, em 2020, «iniciativas e acções concretas, tendo sempre a preocupação em garantir o bem-estar físico e mental de todos os colaboradores». Para a Accenture, a aprendizagem adaptativa é outra das tendências a reter.

«O conteúdo didático é “moldado”, baseando-se nas respostas das diferentes actividades e experiências apresentadas ao longo do percurso formativo, hiperpersonalizando os recursos à pessoa.» Concluindo, a directora de Recursos Humanos identifica uma última grande tendência: o desenvolvimento de soft skills. «Paralelamente ao avanço tecnológico, temos de assegurar que as empresas consideram o desenvolvimento pessoal das suas equipas como foco de igual importância. Num contexto como o actual, é de extrema relevância a valorização crescente de competências como a inteligência emocional, a resiliência, a liderança empática e a gestão de equipas virtuais.»

 

Este artigo faz parte do Especial “Academias de Formação”, publicado na edição de Março (n.º 123) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode comprar a versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais