Há uma escola (espanhola) que está a ensinar tarefas domésticas a rapazes

Só em Portugal serão necessários 180 anos para que a divisão do trabalho doméstico seja igual entre homens e mulheres e o resto do mundo não é excepção. Nesse sentido, em Espanha, o Colégio Montecastelo está a explorar formas inovadoras de restabelecer o equilíbrio, ensinando jovens a fazer tarefas domésticas.

 

Os cursos são aplicáveis ​​a todos, não se limitando ao género e, portanto, os rapazes deverão aprender habilidades como cozinhar, limpar e costurar, de acordo com o site de comunicação Bored Panda. Ainda assim, no colégio espanhol, não importam apenas as questões da igualdade, mas da autonomia. O objectivo é, também, promover seres humanos capazes e independentes.

Segundo a publicação, as crianças crescem a ver quem é que participa mais nas tarefas domésticas e isso, eventualmente e de forma inconsciente, condiciona aquele que será o seu papel na vida adulta. A ideia do curso é romper com esse paradigma e trazer os mais novos para um ambiente de cooperação. Pais e professores são os responsáveis pelo ensino destas tarefas.

«Pareceu muito útil para os nossos alunos aprenderem a realizar essas tarefas para que, quando um dia formarem uma família, estejam envolvidos desde o início e saibam que uma casa é uma questão de dois. Que não é uma questão de a mulher limpar, colocar a máquina de lavar louça e passar a ferro. Isto vai permitir que se tornem conscientes e saibam como se comportar em casa», disse Gabriel Bravo, coordenador das actividades citado pelo jornal argentino Clarín.

A resposta aos cursos tem sido bastante positiva e as redes sociais somam mensagens que parabenizam a iniciativa. «Isto deve ser ensinado em todos os lugares, não apenas devido à igualdade de género, mas o mais importante, aprenderem a ser plenamente capacitados… não estarem sempre dependentes da mãe», pode ler-se entre os vários comentários.

Ler Mais