Já ouviu falar em perfil digital? Pois então saiba a sua importância e aprenda a cuidar bem do seu
As redes sociais como o twitter, o instagram, o YouTube, o Facebook e o LinkedIn são de domínio público, ou seja, qualquer um pode ter acesso.
Tudo que fazemos online deixa rasto. Todos os dias os utilizadores das redes sociais alimentam uma apresentação pública do que são ou do que pretendem ser. É como se estivesse num enorme auditório a falar para o mundo inteiro.
Por isso convém ter a certeza que o conteúdo é relevante, envolvente e positivo para que tenham de nós a melhor imagem.
Como investir no perfil digital?
Como toda a estratégia, não pode começar sem planeamento. Tente pensar em respostas para as seguintes perguntas como: qual o objectivo? Em que canais investir? Quais habilidades são necessárias para a criação e actualização?
Com as respostas certas é hora de começar a praticar. Quando se cria um perfil digital, o objectivo principal é destacar-se na multidão: use a comunicação e a presença online para ser visto por outras pessoas.
Onde “hospedar” o meu perfil?
A grande plataforma de redes sociais oferece inúmeras possibilidades para que o seu perfil digital prosperar. Além de serem bastante intuitivas, redes como Facebook, Instagram e LinkedIn podem mantê-lo mais perto de pessoas influentes e de conteúdo que lhe interessem. Comece por compartilhar assuntos relevantes e pensamentos próprios. Seja consistente e aborde diferentes assuntos que estão em alta no mercado onde você gostaria de se integrar ou progredir.
Sobre o que publicar?
Publique conteúdo relevante. Assuntos dos quais você gosta, com os quais se sente confortável e feliz. Não há motivos para partilhar conteúdos que você não acha interessantes, pois isso só vai atrair pessoas que não lhe interessam.
Criar um perfil pessoal e cuidar da reputação online exige paciência. Alimentar as redes exige trabalho, mas é um trabalho que será recompensado. Esteja disposto a ampliar seu networking, a enriquecer os seus conhecimentos e a expor as suas opiniões.