11 dicas (simples e eficazes) para ter sucesso profissional

O sucesso profissional é um conceito subjectivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, liderar uma empresa ou ter o próprio negócio são as principais medidas do sucesso para determinadas pessoas. Para outras, a ideia passa por ter mais tempo para a família ou trabalhar menos. Independentemente do que considere sucesso profissional, certo é que leva tempo e requer trabalho.

 

Além disso, há atitudes que podem ajudá-lo a traçar o caminho certo para atingir os seus objectivos de carreira. A pensar nisto, o site Ekonomista partilhou 11 dicas para conseguir alcançar o sucesso profissional.

1. Autoconhecimento
Conheça os seus pontos fortes e os aspectos que precisa de melhorar, de âmbito profissional e pessoal. Assim, vai poder tirar partido das suas qualidades e ter uma visão clara do que precisa de desenvolver ao longo da sua carreira.

2. Definir objectivos

Saber onde quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para as alcançar. Faça balanços periódicos dos seus objectivos e metas, reajuste-os e mude o rumo se necessário.

 

3. Aprendizagem contínua
Um profissional de sucesso está em constante aprendizagem. Não pare de estudar, aposte em formação e workshops relacionados com a sua área de trabalho ou outras do seu interesse. Mantenha a abertura e a humildade para aprender com os mais experientes.

O seu crescimento profissional e pessoal depende (e muito) da sua capacidade de absorver conhecimento. Só dessa maneira vai conseguir evoluir e reinventar-se.

Este desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas (na sua área de interesse) e comportamentais (negociação, liderança, gestão do tempo, resolução de conflitos etc.).

 

4. Motivação
A motivação é um ingrediente essencial para o sucesso profissional. Gostar do que faz vai gerar uma vontade natural de fazer cada vez melhor e isso vai, inevitavelmente, refletir-se num índice de produtividade elevado.

 

5. Confiança
A confiança em si mesmo não é sinónimo de arrogância. Trata-se de ter a certeza das suas capacidades, estar comprometido com os seus objectivos, ter convicção dos seus valores e segurança nas exposição de ideias e na realização de tarefas.

A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e assumir riscos calculados, características importantes e cada vez mais valorizadas no actual mercado de trabalho. Um profissional confiante tem ainda a capacidade de inspirar outros, fator que o pode tornar líder.

 

6. Networking
Ter uma boa rede de contactos e alimentar esses relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências, apoio e, por que não, indicações. É importante frequentar eventos da sua área de interesse e almoçar com os seus colegas, mas também não esqueça de cultivar relacionamentos em outras esferas. Praticar desportos coletivos, viajar, conhecer novas pessoas, fazer trabalho de voluntariado, ter um hobby e participar ativamente da vida em comunidade na sua área de residência também ajudam a formar a sua rede.

Não procure os seus conhecidos apenas na hora em que tiver um problema, crie o hábito de manter um contacto regular e esteja disponível a ajudar também. Numa boa rede de contactos pode estar uma oportunidade de emprego ou de negócio. Mantenha-se atento.

7. Marketing pessoal
Saber promover-se é tão importante quanto mostrar que sabe fazer, até porque o alcance do sucesso profissional depende muito dessa capacidade.

Deve começar por querer ser o melhor, manter uma postura adequada, mas conseguir, ao mesmo tempo, cativar aqueles que o rodeiam, transmitindo-lhes confiança. Todos esses elementos constituem uma estratégia de marketing pessoal para construir a sua imagem profissional. Será através dessa imagem que vai conseguir afirmar-se.

8. Persistência
O segredo para o sucesso é ter resiliência, inteligência e audácia para continuar em frente mesmo quando o mundo parece dizer-lhe o contrário. Quanto mais relevante for o seu trabalho, quantos mais contactos estabelecer, melhor, desde que nunca descure o pensamento positivo. Aprenda com os erros e trabalhe para fazer melhor.

 

9. Proactividade
Não fique parado à espera das oportunidades, prefira criá-las. Tome a iniciativa, a proactividade é uma capacidade muito apreciada no mundo do trabalho e uma das principais características de profissionais de sucesso.

Sugira, apresente ideias (de preferência inovadoras, criativas), projectos e soluções, sempre devidamente sustentados. Mostre o que vale e que sabe e pode fazer mais.

10. Inteligência emocional
Tanto se fala hoje de inteligência emocional, tão valorizada pelas empresas. Ser capaz de compreender e gerir emoções e saber lidar com diversas situações e pessoas, revela um profissional equilibrado, com competência para alcançar qualquer meta.

11. Descanso
Pode parecer-lhe estranho, mas faz todo o sentido. Relaxar é tão importante quanto trabalhar, para conseguir alcançar sucesso profissional.

Não leve o trabalho demasiado a sério, nem deixe que o stress o domine. Cuide de si, identifique o que o faz sentir nervoso e inseguro. Desligue. Leia, faça exercício, viaje, ocupe algum do seu tempo a fazer outras coisas de que gosta. Se se sentir bem, com energia, vai trabalhar melhor.

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