
‘Desligar’: A palavra-chave para que um líder possa dominar a sua agenda
Está tão ocupado em coordenar a sua equipa que não tem tempo para desempenhar tarefas pessoais? A sua agenda clama por si, mas não tem tempo para a abrir? Este artigo é para si.
Como frisa a ‘Fortune’, para se ser um bom gestor é necessário muito tempo e energia, mas não tem de levar todo o seu tempo e energia.
“Às vezes temos de estar disponíveis para outras pessoas, como quando alguém está em crise ou um chefe precisa de si para um tarefa cujo prazo está a acabar, porém esta é uma situação completamente diferente do que perpetuamente estar em reuniões intermináveis e sucessivas, tentando fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo”.
Tudo isto, é um sinal de que está sobrecarregado e precisa de tomar medidas para corrigir as coisas. Ao dar prioridade ao trabalho dos outros antes do seu, perde o controlo da sua própria agenda porque está sempre a responder às necessidades dos outros.
O primeiro passo aqui é assumir o controlo da sua agenda para que funcione para si mesmo e mantenha limites fortes quando surgem pedidos de última hora.
A publicação dá o exemplo de Tiffany Shlain, uma escritora que abdica da tecnologia s um dia por semana para ter mais tempo, criatividade e conexão para obter a sua perspetiva sobre a sua situação.
“Sou muito pró-tecnologia, mas descobri há cerca de 12 anos que sentia que não podia trabalhar assim”, explica a escritora.
“Tenho as minhas ideias mais criativas [quando estou offline]. É neste dia que rio mais e até durmo melhor. É o dia que mais espero todas as semanas.”