Oito dicas para sobreviver à microgestão

Os funcionários de uma empresa, sobretudo quando são novos nos seus cargos, muitas vezes precisam de orientações para ter sucesso no seu trabalho. Mas uma coisa são orientações, outra é a microgestão, que pode ter impacto negativo no desempenho profissional e na saúde mental de um funcionário, que pode sentir-se menos confiante no trabalho que produz.

O que é a microgestão? É um estilo de liderança no qual o responsável controla de perto e detalhadamente todas as tarefas dos seus funcionários, por isso tem geralmente uma conotação negativa. É uma forma de gestão no qual alguns empreendedores realizam para garantir que tudo seja feito de forma precisa pelos seus funcionários e, se assim não for, ele mesmo tomará conta e resolverá.

Perante este cenário, foram consultados oito membros do Conselho de Jovens Empreendedores, que deram conselhos sobre o que fazer como funcionário se se sentir microgerido no seu trabalho.

1.º Fale para fora

Respeitosamente, compartilhe os seus pensamentos e como acha que poderia ser mais produtivo. É importante colocar isso em termos de como a empresa beneficia ao mudar uma determinada abordagem. Fale em termos positivos; não foque muito no problema, mas na solução. Seja objetivo e profissional ao discutir esse assunto.

2.º Fale

Com frequência, os empreendedores não percebem que estão em modo microgestão. Comunicar com eles para reassegurá-los das suas competências pode ajudar. Muitos podem ter medo de abrir mão do controlo mas com os processos certos e uma comunicação aberta, podem aprender a confiar nos seus funcionários.

3º Autorreflexão

O melhor primeiro passo é realmente olhar honestamente para si mesmo. Analise a sua ética de trabalho, pergunte se há razões legítimas pelas quais o seu responsável sente a necessidade de observar e criticar cada movimento seu. Certifique-se de também entender as expectativas e fazer ajustes se e quando necessário.

4.º Comunique o seu progresso com clareza

Tente comunicar o seu desempenho e progressos o mais claramente possível. Seja por reuniões ou email, é importante que o seu chefe saiba que é capaz de concluir as suas tarefas sem necessidade de check-in constantes. Ao comunicar o seu desempenho, acaba por fornecer informações que eles precisam de saber atempadamente.

5.º Reitere a sua compreensão

Ter alguém a olhar por cima do ombro pode ser angustiante. Assim, há duas hipóteses: uma, faça saber que entende o objetivo do trabalho a realizar; dois, peça algum tempo para trabalhar sozinho na sua tarefa. Dê uma data ou hora específica, altura em que fará uma atualização completa. Ser comunicativo e criar uma timeline pode remover alguns dos medos do seu responsável.

6.º Peça as expectativas por escrito

Por vezes, os responsáveis costumam microgerir quando sentem que precisam de estar envolvidos em tudo. Peça de forma mais clara as expectativas e sobre o que pode ter poder de decisão e o que pode não ter. Se o seu responsável não estiver disposto a isso, talvez seja melhor encontrar novo emprego.

7.º Partilhe o seu método de colaboração preferido

Identifique outras formas pelas quais as diretivas do seu responsável podem ser formuladas ou executadas. Um exemplo sólido do seu método de eleição no seu local de trabalho pode ajudá-lo a comunicar melhor as suas necessidades. Assim, quando voltares a sentir microgestão do seu chefe, explique que o comportamento prejudica a sua produtividade e dê exemplos do seu estilo de colaboração preferido.

8.º Tente comunicar-se excessivamente

A microgestão nunca é boa. Se se sente sufocado, dê ao seu responsável o benefício da dúvida, especialmente se ainda agora começou num novo emprego ou assumiu outra função. Mas, ainda assim, tente comunicar no dobro ou triplo do que pensou fazer. Atualize o seu chefe antes que ele chegue até si. Se isso não funcionar, agende uma reunião individual e seja honesto sobre o estilo de gestão. Se nem assim o conseguir persuadir, siga em frente.

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