
A sua organização está à procura do candidato ideal? Este artigo é para si
Se a sua organização está a procurar pelo candidato ideal, descubra com a Robert Walters 4 mitos que podem atrasar este processo.
Embora exista sempre um perfil adequado para as organizações, elas devem ser flexíveis, uma vez que a lista de requisitos infinitos pode tornar-se num problema ao invés de uma solução.
A Robert Walters realizou um estudo sobre os mitos mais comuns nas organizações quando procuram o candidato ideal
1. Encontre um super-herói / super-heroína
Encontrar um perfil ideal que atenda 100% à lista de requisitos gerará atrito para a pessoa que está a recrutar. É necessário estabelecer quais são as competências e experiências fundamentais e analisar como tê-las ou não teria impacto no desempenho do cargo.
Pergunte a si: quais são as habilidades necessárias para o cargo? O que a pessoa precisa de ter para corresponder à cultura da organização? Contratar alguém extra qualificado para o cargo pode gerar tédio, cansaço e desmotivação ao constatar que as competências que foram solicitadas, não são utilizadas no seu dia-a-dia. No longo prazo, terá impacto no facturamento, aumento de custos e tempo para encontrar um perfil que cubra a saída.
2. Confie apenas na entrevista
Existem candidatos que se preparam muito bem para as entrevistas e “sabem vender-se”, mas é importante não depender apenas de perguntas, provas, painéis e entrevistas que podem ser realizadas por competências que ajudam a decifrar melhor o perfil.
Algumas organizações cometem o erro de se deixar levar por candidatos muito confiantes que, após os primeiros meses, mostram que não estavam realmente alinhados com a posição.
3. Deixe a decisão nas mãos da tecnologia
A tecnologia é um facilitador e ajuda a reduzir a margem de erro, mas toda a decisão não deve ficar para os sistemas. É um processo humano e embora existam ferramentas de previsão, é importante fazer um balanço e utilizar critérios para tomar a melhor decisão.
4. Pensar que os benefícios não são importantes
Diante da recuperação do mercado de trabalho, as organizações estão a enfrentar ofertas agressivas de empresas com benefícios de acções na bolsa, férias ilimitadas, teletrabalho, etc. As empresas precisam de avaliar a sua oferta de valor e repensar a sua marca empregadora para atrair os talentos de que necessitam.