Três lições que podemos (e devemos) aprender com o Dalai Lama

Sabia que o Dalai Lama além de líder espiritual também dá lições empresariais? Na verdade os seus ensinamentos também podem ser aplicados no âmbito dos negócios, ainda que isso possa parecer estranho.

 

A verdade é que muitas das lições empresariais do Dalai Lama ajudaram uma grande variedade de pessoas ao longo dos últimos anos e podem ajudá-lo também a si.

A importância da motivação
Para a maioria das pessoas que querem começar um negócio, o medo é um dos seus piores inimigos. Por causa dele, muitas pessoas nem chegam a colocar as ideias que têm em mente em movimento. E aqueles que o fazem não costumam entregar 100% da sua energia pensando na possibilidade de falhar.

Uma das lições empresariais mais importantes do Dalai Lama é a de que o melhor antídoto contra o medo é a motivação. Para evitar os efeitos negativos da ansiedade e da evitação, é necessário ter metas claras e objectivos concretos que nos ajudem a perseverar, inclusive quando enfrentamos algo que nos assusta ou nos preocupa.

A mentalidade é tudo
Não importa quão bons nós sejamos ou o quanto trabalhemos e nos esforcemos, cedo ou tarde os problemas e as dificuldades vão surgir. É nesses momentos que a segunda das lições empresariais de Dalai Lama se torna muito importante: «Diante de algo que não podemos resolver, é necessário mudar a nossa realidade», Dalai Lama

O que acontece connosco não tem tanta importância; o que importa é a nossa interpretação. Ou seja, os pensamentos que nós alimentamos sobre a situação. E ainda que isso possa ser aplicado em todas as áreas da vida, é especialmente importante no mundo empresarial.

 

Podemos escolher olhar para o acontecimento como uma oportunidade para aprender. Se olharmos dessa forma para as dificuldades, será muito mais provável que tenhamos sucesso a longo prazo. Também conseguiremos um maior bem-estar emocional no momento presente. Não veremos cada falha como um fracasso intransponível, mas sim como oportunidades de aprendizagem.

A verdade sobre a mudança
Para muitas pessoas, a mudança provoca medo e faz nascer a ansiedade. No entanto, assim como acontece com os fracassos, é impossível evitar que as circunstâncias de vida variem. Por essa razão, é muito mais útil aprender a aproveitar as mudanças, ou, inclusive, iniciá-las nós mesmos.

Segundo o Dalai Lama, as pessoas mais felizes são aquelas que não têm medo de errar. O importante é que sejamos capazes de criar as nossas próprias mudanças.

A realidade é que tudo muda sempre, inclusive nós mesmos e os nossos projectos. É fundamental aprendermos a tomar a iniciativa e a conseguir mudanças cada vez mais positivas em qualquer âmbito que seja importante para nós.

 

Ler Mais