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Está a contratar? Tenha (muita) atenção aos colaboradores tóxicos. Os custos são altíssimos
De acordo com a Harvard Business School, colaboradores tóxicos são, além de uma grande dor de cabeça, um problema para a produtividade e vida da organização.
Dylan Minor, professor assistente da instituição, afirma que «uma empresa pode perder 12.489 dólares em custos com a substituição de um trabalhador tóxico». Para o especialista, os livros sobre a guerra pelo talento «são focado nas pessoas de elevada produtividade e muito pouco naqueles colaboradores que realmente podem prejudicar o desempenho organizacional».
Para ele as empresas fariam melhor se prestassem mais atenção ao que ele chama de «outliers negativos».
«O custo estimado – com base na rotatividade desencadeada pelo colaborador tóxico e o custo associado a novas contratações – provavelmente é baixo», afirma, «porque não leva em consideração as acções judiciais e outras responsabilidades que possam resultar».
«Os bons “cidadãos corporativos” tornam a empresa num lugar mais agradável para trabalhar e ajudam na produtividade da empresa em comparação com aqueles que estão no outro extremo», defende.
A sua definição de colaborador tóxico não é aquele irritantemente barulhento ou o outro que deixa o seu almoço na frigorifico ad eterno. «Colaboradores tóxicos são aqueles que prejudicam a própria empresa ou outros colaboradores que se despediram por sua causa», esclarece.