
Trabalha num escritório? Tenha atenção a estas doenças ocupacionais
Trabalhar num escritório provoca uma série de doenças ocupacionais, cujos sintomas não aparecem imediatamente, mas aos quais é preciso estar atento para que possam ser solucionados atempadamente.
Identificamos algumas:
Síndrome do olho seco
Tem origem nas longas horas em frente ao computador e é provocado por um estado de concentração (quando nos esquecemos de piscar os olhos) e o ar seco na sala
Dor nas costas
Um trabalhador de escritório passa o dia inteiro num ambiente sedentário e corre o risco de ter problemas nas costas.
Phlebeurysm
Outro problema dos trabalhadores sedentários são as veias varicosas: quando sentados durante longo tempo, pode acontecer acumulação de sangue extra nas veias das extremidades inferiores o que pode contribuir para o risco de desenvolver veias varicosas.
Dor nas articulações
Mais da metade dos homens e mulheres que trabalham em escritórios queixam-se de dores nas articulações (mais frequentemente nos joelhos, ombros e pescoço).
Síndrome do túnel carpal
A síndrome do túnel do carpo ocorre em pessoas que manuseiam muito o ratos e escrevem durante muito tempo no teclado do computador.
Desidratação e fadiga
A humidade interna é um fator importante na manutenção do bem-estar, uma vez que o nosso é composto por 60% de água. Quando o ar seco prevalece no escritório, a circulação de oxigénio pelo sistema circulatório é interrompida. Resultado: sonolência e cansaço mais rápido.
Gastrite
A inflamação do revestimento do estômago, ou cólicas, pode ser causada por stress e má alimentação.
Depressão
Um dos caminhos que levam ao stress crónico e à depressão é a pressão no trabalho.