
Quatro conselhos para implementar (com sucesso) um modelo de trabalho híbrido
Para perceber os benefícios de ter implementado um modelo de trabalho híbrido, os líderes devem ter em consideração algumas situações.
Siga estes quatro conselhos:
Importa ter políticas e expectativas claras
Uma abordagem híbrida deve enfatizar a flexibilidade. A política implementada deve ser imposta como uma orientação para ajudar os colaboradores a entenderem como responder às expectativas desde qualquer lugar. E os dias no escritório serão obrigatórios ou opcionais? Descreva bem a decisão por detrás de cada opção para que não existam dúvidas. Deixe explicitas todas as orientações.
Novas práticas de gestão
Gerir uma força de trabalho híbrida exige competências distintas. Por norma, o foco do modelo de trabalho hibrido deve ser mudar dos processos para os objectivos. Não interessa de onde eles trabalham mas sim aquilo que fazem. desde que os colaboradores cumpram os objectivos devem ser eles a ditar o fluxo de trabalho.
Manter uma força de trabalho dispersa focada
As organizações que trabalham com informações confidenciais que têm de obedecer a determinados formalismos devem dar uma atenção maior aos colaboradores que estão em trabalho remoto. É preciso passar-lhes a preocupação de manterem os cuidados que tinham quando trabalhavam apenas no escritório. mantenha com eles um contacto próximo.
Esteja agora ainda mais próximo do talento
Uma das vantagens apontadas ao modelo híbrido é que ele pode abrir as portas ao recrutamento de talentos que estejam em qualquer parte do país ou mesmo do mundo. Se esta for a opção da sua organização mantenha toda a organização o mais próxima possível do novo colaborador. Assim se for preciso ele deslocar-se presencialmente ás instalações da empresa será mais simples e menos complicada relação entre todos os colaboradores.