Engagement!
Ricardo Florêncio
Director da Revista HR Portugal
Editorial publicado na edição de Março de 2014 da revista HR Portugal
São múltiplos e variados os encontros, seminários, conferências que existem à volta deste enquadramento. As empresas, os gestores, os próprios colaboradores entendem perfeitamente a necessidade de reforçar os laços, os elos, entre as pessoas, e entre as pessoas e as empresas, para alcançarem os seus objectivos. E tanto é assim, que de entre todos, um tema sobressai: o “engagement”.
A vantagem e a necessidade de incrementar o compromisso entre a empresa, os seus colaboradores e os seus parceiros assume um papel de factor crítico de sucesso. Este maior compromisso, o “engagement”, leva a maiores índices de motivação, de certezas, de reconhecimento, de sucessos.
E dentro deste processo de “engagement” existem vários factores que merecem a nossa especial atenção. Destaquemos dois. O primeiro é como “energizar” a organização e os seus colaboradores. Mais do que motiválos, como lhes transmitir energia, como colocá-los enquanto verdadeiro motor da organização. O segundo, é o processo de comunicação de transmissão destes princípios que levarão a uma cada vez maior ligação, interligação, entre a empresa e as pessoas. Comunicação essa, que deverá assumir diversas e variadas formas, usar multiplataformas, desde as mais tradicionais, às mais modernas e diferenciadas. Todas elas serão importantes e mesmo fulcrais para atingir os objectivos.