Boas Práticas: Humildade, fazer acontecer e atitude smart
São estas as três características que o KuantoKusta privilegia nos seus colaboradores e que são condição para integrar uma equipa que tem estado a crescer, junto com o negócio. Em “troca”, garantem que não fazem “ouvidos surdos” aos pedidos do seu talento.
Por Tânia Reis
Após um exaustivo estudo do mercado do comércio electrónico em Portugal, três irmãos perceberam que existia a oportunidade ideal de ajudar os portugueses na sua jornada de compra online. Assim, nasceu o comparador de preços KuantoKusta que, nos últimos 17 anos, tem contribuído para o crescimento do e-commerce em Portugal.
Os primeiros anos foram desafiantes, já que a maturidade do e-commerce em Portugal era bastante incipiente, destaca Erin Martinez, directora de Recursos Humanos da empresa. No entanto, após ultrapassada esta inércia inicial, a marca iniciou uma trajectória crescente e evolutiva que a levou à posição de «maior comparador em Portugal».
Surgindo num mercado envolto em bastantes desafios, o percurso da empresa ajudou a diminuir a curva de aprendizagem, mas também a gerar o «ADN empreendedor e inovador» que ainda hoje a caracteriza. Ao longo da jornada – como destaca a responsável –, enfrentaram desafios, aprenderam, desenvolveram ferramentas importantes para os usuários, mas também junto das lojas, facilitando a interface entre ambos. Lançaram «produtos/ serviços bem-sucedidos e de elevado valor acrescentado para o mercado e outros menos, que foram descontinuados».
São vários os desafios que a equipa enfrenta diariamente, uma vez que o mundo está em constante mudança e «o que hoje é verdade, amanhã poderá não ser», pelo que, a agilidade na antecipação e integração é factor-chave.
O e-commerce veio para ficar
Em 2018, o KuantoKusta lançou o Marketplace que, alinhado com os valores da organização, surgiu de uma «vontade de fazer acontecer, aliada à crescente oportunidade que este modelo de negócio apresentava, graças à maturação do e-commerce em Portugal. Sentimos que a experiência de quase duas décadas nos colocava numa posição privilegiada na entrega de valor junto dos nossos usuários, assim como das lojas presentes no KuantoKusta», partilha Erin Martinez.
Com este novo modelo de negócio, aumentaram os serviços para sellers e utilizadores. «O Markeplace é o local onde, depois de comparar e perceber a melhor oferta e condições, pode comprar com toda a confiança e segurança, sem que o usuário saia da plataforma.» O utilizador dispõe ainda de um serviço de apoio integrado, desde o início ao fim da experiência de pesquisa, compra e posterior recepção da encomenda, com a possibilidade de um tracking permanente e serviço humanizado para esclarecimento e apoio em todas as fases do processo.
Não obstante o sector do e-commerce ter acelerado o seu ritmo de crescimento durante a pandemia, o KuantoKusta dispunha de uma estrutura preparada para acompanhar esta tendência e assegurar o correcto funcionamento das operações, o que se traduziu num crescimento de mais de 50% a nível da facturação, na duplicação do tamanho da equipa e no aumento do nível da especialização do seu talento humano. «Este impulso no sector provocou um aumento no volume do negócio que, aliado à vontade de melhorar os serviços, fez com que reforçássemos todas as equipas: Técnica, Comercial, Design, Marketing, Atendimento, Gestão de Encomendas, Financeiro, Conteúdos e Recursos Humanos», revela a responsável.
Com a pandemia, surgiram outras verticais do negócio, que lhes permitiram inovar. Um exemplo foi a criação da startup Kargo, a plataforma de gestão inteligente de transportes, onde foi também necessário reforçar a equipa com perfis comerciais experientes no sector, para angariar parceiros e divulgação do novo serviço. «Desenvolvemos também um serviço de financiamento, no sentido de cobrirmos todas as necessidades dos nossos usuários, tendo em conta a fase em que estamos a viver.»
Casa maior, colaboradores mais felizes
Também a mudança para novas instalações contribuiu para o crescimento da marca. As futuras necessidades da empresa foram tidas em conta e regressaram a Aveleda, «onde tudo começou». O conforto dos colaboradores também foi factor decisivo e as facilidades de deslocação foram acauteladas, independentemente do método de transporte utilizado. Refira-se que o KuantoKusta é servido por metro da Póvoa de Varzim, com estação a menos de um minuto a pé e há facilidade de acessos e estacionamento gratuito para quem utiliza carro.
Ao explorarem as redondezas, também verificaram a falta de locais onde os colaboradores pudessem almoçar. Assim, criaram uma cozinha onde todos os dias disponibilizam um menu com três pratos, com opção vegetariana. «Este é um dos benefícios mais valorizados pelos nossos colaboradores », acredita a gestora de Pessoas, acrescentando que disponibilizam uma variedade de snacks durante todo o dia e fruta fresca e variada da época.
A preocupação com o bem-estar físico dos colaboradores também passa por um gabinete de massagens nas instalações, utilizado todas as sextas-feiras. Estabeleceram ainda várias parcerias com escolas, nomeadamente a FLAG e a EDIT, que permitem ter descontos na formação da equipa, descontos em farmácias, ginásios, clínicas, agências de viagens, entre outros. Os colaboradores usufruem ainda de seguro de saúde, extensível ao agregado familiar.
A empresa desenvolveu igualmente a Super Bowl Arena, um espaço de partilha, onde decorrem as formações e KKtalks, mas também de lazer onde existe uma Playstation, um simulador e vários jogos, de forma a fomentar o espírito de equipa e o bom relacionamento entre todos.
Promover o crescimento e uma cultura de proximidade
Acreditando que «a partilha de conhecimento é um rastilho para a criatividade e uma das formas de nos ajudar a crescer, enquanto pessoas e profissionais», Erin Martinez conta que nas KKTalks convidam profissionais externos em diversas áreas, tais como: E-commerce, LinkedIn e Marketing Mix do Erro. «O feedback obtido é muito positivo, pois funciona como um espaço de troca de ideias, com sugestões e um enorme espírito de entreajuda.» As KKTalks também existem em versão interna, onde os colaboradores dão a conhecer os projectos onde estão inseridos.
Esta atenção ao colaborador começa logo no primeiro dia. A chegada de um novo elemento à equipa contempla um programa de onboarding totalmente preparado à sua medida, independentemente do departamento, com um mentor com o qual passa os primeiros tempos, de forma a conhecer bem os objectivos, as funções e responsabilidades de cada um dos departamentos e perceber qual a pessoa chave a quem se dirigir quando é necessário debater algum tema.
Para além disso, disponibilizam um plano de formação com cursos próprios de acordo com cada área e destinado aos colaboradores já integrados. O levantamento das necessidades de formação é feito antes do final do ano e cada manager identifica as necessidades formativas de cada elemento da equipa. Assim, é possível contribuir para a evolução dos colaboradores que, com novas competências, tornem a produtividade como algo consciente.
O dinamismo da equipa obriga a uma proposta de valor equivalente. Assim, organizam ainda, com frequência, eventos temáticos e dias festivos, bastante valorizados pela KKTeam (como o Carnaval, São João, Dia da Criança, etc.), e promovem igualmente dias-surpresa, com bolas de Berlim ou gelados, entre outros. Os KKsunsets também constituem momentos de partilha de ideias, ao som de música, numa celebração da amizade, êxito e orgulho de pertença.
Tudo isto são formas de promover o engagement entre as equipas, e destas com a empresa. Durante a pandemia, a cultura de proximidade foi reforçada e o departamento de Recursos Humanos desenvolveu várias iniciativas, como o «Café com RH», um projecto que permitia a marcação de reuniões individuais onde, de forma informal, cada colaborador pode falar sobre qualquer assunto do seu interesse. Nestas conversas, recebem feedback e solicitam ideias e sugestões válidas, mas também são úteis para perceberem como estão as equipas, quais as suas preocupações e necessidades, para que a empresa possa actuar e fazer parte da solução.
Actualmente, a empresa trabalha em modelo híbrido, pois as instalações estão para isso adaptadas e permitem todo o conforto dos colaboradores. «Tendo uma cultura de proximidade, não poderíamos fazer “ouvidos surdos” aos pedidos do nosso talento humano», afirma Erin Martinez, consciente de que trabalho híbrido não é apenas permitir que o colaborador trabalhe noutro local físico, é também garantir que tudo funciona, mesmo com essa dinâmica. E isso está reflectido na aposta que fazem em tecnologias que permitam às equipas manter o contacto e as dinâmicas de trabalho, seja, por exemplo, em salas equipadas para videoconferências ou nos equipamentos que permitem a quem está em casa assistir e participar nas KKtalks.
Dois grandes desafios
A directora de Recursos Humanos considera que, actualmente, os dois maiores desafios à atracção de talento são os perfis mais técnicos, por «a oferta ser maior do que a procura e também devido à concorrência no que diz respeito à remuneração praticada noutros países, comparativamente a Portugal. A fuga de talento para o estrangeiro e, ainda, as ofertas em full remote, estão a gerar escassez de profissionais qualificados em TI [Tecnologias de Informação] para trabalhar nas empresas portuguesas», constata.
Regidos por três valores, todos os candidatos que queiram integrar a organização têm forçosamente de possuir estas características: humildade, fazer acontecer e pensamento/atitude smart. E a nova estratégia de recrutamento irá assentar em talento recém-saído da universidade, já que «une a vontade de aprender ao fazer acontecer e tem ideias fora da caixa», muito valorizadas pela empresa.
Com uma marca bem estabelecida no mercado, o KuantoKusta dispõe de uma «equipa técnica sólida, com profissionais com mais de uma década de casa», que assistiram ao seu crescimento e que brindam ao seu sucesso ano após ano.
Este artigo foi publicado na edição de Agosto (nº.140) da Human Resources, nas bancas.
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