Investigação coordenada pela Universidade de Coimbra distinguida por editora científica internacional

Uma investigação sobre o impacto da COVID-19 nos planos futuros e níveis de aceitação das restrições por parte das gerações mais jovens que Cláudia Seabra, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), coordenou foi distinguida com um “Emerald Literati Award 2022” na categoria “Outstanding Paper”, pela editora Emerald.

 

A editora científica distingue, todos os anos, trabalhos científicos excepcionais, não apenas para os jornais e livros científicos que edita, mas também para o conhecimento de forma alargada.

O estudo “Restrictions’ acceptance and risk perception in a COVID-19 context by young generations”, publicado na revista científica International Journal of Tourism Cities, foi coordenado pela investigadora da Universidade de Coimbra (UC) e juntou investigadores de cinco países Portugal, Egipto, Turquia, Paquistão e Reino Unido.

O objectivo central deste trabalho passou por perceber como é que as gerações mais novas aceitaram as imposições e medidas implementadas, na sequência da pandemia, e o impacto que estas tiveram na sua percepção de segurança no quotidiano e em contextos de viagem em três mercados turísticos receptores Portugal, Egipto e Turquia.

A investigação permitiu concluir que «a pandemia de COVID-19 teve um forte impacto nas rotinas quotidianas e planos de viagens futuras dos jovens dos três países analisados, revelando que os jovens portugueses foram os que menos aceitaram as medidas restritivas impostas pelo governo», explica a investigadora. Neste estudo, foram inquiridos 348 jovens residentes nos três países.

Para Cláudia Seabra, esta distinção da Emerald demonstra «que a investigação que é feita na área do turismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da UC tem tido grande relevância internacional, o que poderá posicionar a FLUC e o CEGOT nesta área de estudo.»

Ler Mais