Competências versus produtividade é um dos temas em destaque na Human Resources de Fevereiro. Já disponível
Na edição de Fevereiro, o destaque de capa vai para os resultados do 45.º Barómetro Human Resources, cujos especialistas defendem que não há falta de competências em Portugal. Mas a produtividade é baixa. Porquê? Destaque para a entrevista ao secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, no âmbito do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”. E há muito para ler na Human Resources n.º 146, que já disponível online online. Chega às bancas no final da semana.
Para além da dicotomia entre competências e produtividade em Portugal, há mais temas no XLV Barómetro Human Resources, do que os profissionais valorizam às alterações laborais, passando pela inflação.
Este mês, a Human Resources conversou com Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho – que partilhou as medidas que este “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” (assinado em Janeiro passado) prevê, e que vão desde o upskilling e reskilling a incentivos salariais e fiscais, com vista à atracção e retenção do talento jovem em Portugal. Partilhamos também o testemunho de Carlos Oliveira, presidente executivo da Findação José Neves, promotora da iniciativa, em conjunto do o Governo.
Destaque também para a entrevista a Catarina Horta, directora de Capital Humano do novobanco, que nos fala da estratégia do banco numa área considerada fundamental ao negócio – “Pessoas e Cultura”.
Como se pode considerar que ainda estamos no início partilhamos as tendências para identificadas por Marian Salzman, senior vice president of Communications da Philip Morris International e global trendsetter, que sublinha que terá que ser um ano para “repensar tudo”.
Também de especialistas internacionais, um artigo sobre liderança, do MIT, onde de defende que o carácter dos líderes tem de ser tão valorizado como a competência.
Nos especialistas nacionais, contamos com a de Juliana Mercês, Career Associate, da Mercer Portugal, sobre co liderar uma transformação cultural bem-sucedida.
Na edição 146, a Human Resources estreia uma nova rubrica, as HR Talks, que nascem da ribrica vídeo criada para o site. A primeira conversa teve como tema “Gives back to society”, procurando perceber como empresas, trabalhadores, clientes e restantes stakeholders contribuem para a sociedade como um todo, e reuniu especialistas da Ikea, Fnac e Randstad.
Estivemos também à conversa com Ricardo Martins, CEO da Cegoc, e Pedro Rocha e Silva, CEO da Neves de Almeida HR Consulting , pois, depois de quase um ano de “namoro”, as suas empresas formalizaram o “casamento”. Uniram forças e valências para reforçarem o seu posicionamento no mercado (nacional e global).
Nao faltam ainda o Case Study – que dá a conhecer o novo e disruptivo modelo de gestão de desempenho que a Floene está a implementar – , nem as Boas Práticas – este mês com destaque para a Zurich.
Nos cadernos especiais, o tema é Comuncicação Interna, apresentando-se os casos das empresas: Central de Cervejas, Lidl, Randstad, Super Bock Group e TAP.
E muito mais, numa edição que não vai querer perder.
Confira o alinhamento completo, aqui.
E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.