Este factor pode ser determinante num processo de recrutamento. Saiba porquê e inclua-o no seu cv
Independentemente da idade ou altura, uma experiência de voluntariado é sempre encarado como positiva pelas competências que permite desenvolver. Para muitas empresas este é até considerado um factor determinante nos processos de recrutamento, devido ao destaque e individualidade que proporciona aos candidatos, de acordo com o Ekonomista.
Não só é enriquecedor a nível pessoal como também pode representar um mecanismo de desenvolvimento de determinadas competências técnicas e pessoais, essenciais para o desempenho profissional.
A decisão de dedicar tempo aos outros ou a uma causa, que é o objectivo dos diversos programas de voluntariado, demonstra altruísmo e faz com que se abracem várias responsabilidades. O contacto com uma nova realidade permite executar tarefas que podem ser úteis no momento de uma organização escolher o candidato que procura.
Cada vez é mais importante ter um currículo que se distinga dos restantes e acrescente mais do que apenas a parte académica. Para um jovem recém-licenciado, com pouca ou nenhuma experiência profissional, não só é uma vantagem como pode ser um factor que cativa o interesse do recrutador.
De entre os inúmeros projectos que se pode integrar neste âmbito, as escolhas de cada um transparecem um pouco da personalidade e interesses pessoais o que, sem intenção, fazem com que o profissional se dê a conhecer mesmo antes da entrevista.
As iniciativas que cada um integra vão ao encontro dos ambientes onde existe a sensação de conforto, pertença e contribuição. O intuito é ajudar, não tendo de estar relacionado com a sua área de formação, dado que é possível desenvolver competências que são comuns às mais diversas áreas profissionais.
O voluntariado pode ser desenvolvido em áreas como cidadania, acção social, saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, defesa do ambiente, reinserção social, protecção civil, desenvolvimento da vida associativa, protecção animal, entre outras.
Na Bolsa do Voluntariado existem diversas oportunidades onde qualquer pessoa se pode inscrever e começar a explorar diversas experiências.
Se não ficou convencido, o Ekonomista deixa seis razões que o podem fazer mudar de ideias e, consequentemente, influenciar a sua carreira:
- Desenvolvimento de competências técnicas e de relacionamento interpessoal;
- Ocupação do tempo livre;
- Criação de potenciais referências profissionais;
- Revela proactividade;
- Experiência num ambiente multicultural;
- Resiliência e capacidade para resolução de problemas.
Embora tenha vários benefícios na procura de emprego, o voluntariado não deve ser encarado como uma espécie de alavanca profissional e deve ser praticado com a motivação certa e interesse genuíno que permitam usufruir da oportunidade e adquirir o máximo de conhecimentos.