![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/07/Linkedin.jpg)
Não quer ser ignorado pelos recrutadores no LinkedIn? Elimine estas cinco “red flags” do seu perfil
Os estilos de perfil do LinkedIn mudam. Portanto, se ainda não actualizou o seu, é possível que a sua página levante algumas “bandeiras vermelhas” junto dos recrutadores.
À Fast Company, Donna Svei, consultora durante 25 anos e actualmente especialista em currículos executivos e perfis do LinkedIn, alerta para estas cinco “red flags” a corrigir no perfil, para manter a carreira no caminho certo:
Modo remoto
Uma análise recente de dados do LinkedIn descobriu que trabalhar a partir de casa atingiu o pico em 2022. Actualmente, mais de 85% das vagas de emprego no LinkedIn são híbridas ou modo presencial. Portanto, se o seu perfil disser que trabalha apenas em modo remoto, alguns empregadores poderão descartá-lo logo à partida.
Um título mal escrito
Considerando que o LinkedIn é a versão pública do seu currículo, deve usar os mesmos critérios de estilo que usa no seu cv escrito.
Isso começa com o título. É um dos elementos mais visíveis do perfil e tem de mostrar competências de comunicação. Não espere que os recrutadores olhem para um título que diga “à procura de emprego”.
Felizmente, existem formas de destacar o título do LinkedIn. Donna Svei recomenda os candidatos indicarem o cargo desejado, mostraremos seus conhecimentos e adicionarem alguma curiosidade.
Competências não comprovadas
São frequentes as descrições de cargos com uma ou duas frases e uma lista de competências e algumas empresas começam a concentrar-se mais nestas do que nos diplomas e certificados. Mas, atenção, dizer que tem uma competência sem comprová-lo é um sinal de alerta para os recrutadores.
Para dar provas das suas competências, descreva os resultados e o impacto que gerou. Isso é o que realmente chama a atenção dos recrutadores. Também pode listar os certificados que obteve na secção dedicada a isso (“cursos”, “licenças e certificados”).
Falta de interesse
Uma aparente falta de interesse pode fazer com que os recrutadores não percam tempo no seu perfil. Felizmente, é possível expressar interesse de várias maneiras: a abordagem mais directa é activar o “selo” #OpenToWork na foto de perfil.
Além disso, uma nova ferramenta permite dar nota às empresas do seu interesse. Visite a secção “Sobre” da página da empresa, encontre a parte “Tem interesse em trabalhar connosco no futuro?” e clique em “Tenho interesse”. O LinkedIn partilhará o seu perfil com os recrutadores da empresa durante um ano.
Também pode seguir a empresa na qual está interessado no LinkedIn, o que vai alertar a equipa de talentos sobre o seu interesse quando aparecer nos resultados de pesquisa do Recruiter. Pode ainda verificar as suas configurações de privacidade em preferências de dados e procura de emprego. Aí encontrará opções adicionais para tornar o seu perfil mais apelativo e visível para os recrutadores.
Inconsistências na informação
No passado, ninguém esperava que os perfis do LinkedIn fossem perfeitos, mas isso mudou e agora, as inconsistências são importantes e notadas pelos recrutadores. Por isso, certifique-se que é consistente no seu perfil do LinkedIn e no seu currículo.
O processo de procura de emprego é dinâmico. Se tiver o seu LinkedIn ou cv desactualizados, os recrutadores poderão encarar isso como um sinal de alerta, por isso, evite essas situações e mantenha-se actualizado!