Taguspark vai exportar para outro continente o conceito de Parque de Ciência e Tecnologia

Margarida Lopes
19 de Maio 2023 | 10:40

O Taguspark – Cidade do Conhecimento estabeleceu o seu primeiro acordo internacional com vista à potencial exportação da marca-modelo “Cidade do Conhecimento”. O primeiro memorando de entendimento foi assinado com o Governo do Estado do Paraná, Brasil, e a CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.

O acordo de colaboração estabelecido entre o Taguspark – Cidade do Conhecimento e o Governo do Estado do Paraná vem formalizar e fomentar a relação entre as duas partes, dando continuidade aos vários encontros realizados nos últimos meses, nomeadamente através de troca de missões técnicas.

Estes momentos visaram a imersão no ecossistema do Taguspark e, por outro lado, o reconhecimento do potencial de regiões no Paraná para o desenvolvimento de uma “Cidade do Conhecimento” fora das fronteiras portuguesas.

Este memorando de entendimento marca uma nova dinâmica na estratégia de internacionalização do Taguspark, dando fundações ao projecto de uma futura “Cidade do Conhecimento” para o Estado do Paraná. Será constituído um grupo de trabalho entre as instituições para facilitar a transferência de conhecimento, promover visitas técnicas recíprocas e planear projectos comuns.

A propósito desta assinatura, Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, reiterou que «a missão enquanto principal núcleo de Ciência e Tecnologia da Península Ibérica é disseminar o conhecimento nas suas mais diversas formas, e fomentar o progresso e desenvolvimento humano e sustentável através da tecnologia e da inovação. Isto em todas as latitudes, o que nos permite aumentar a diversidade e multiplicar o valor acrescentado pelo trabalho de cooperação internacional em rede».

Continue a ler após a publicidade

Já Carlos Júnior, governador do Paraná, sublinhou que «é da maior importância conhecer e que os líderes se inspirem neste magnífico ambiente e infraestruturas do Taguspark. Queremos trabalhar cada vez mais próximos do Taguspark, e tornar realidade para o Estado do Paraná uma Cidade do Conhecimento.»

O Taguspark adoptou em 2019 a assinatura “Cidade do Conhecimento” como forma de distinguir o ecossistema aqui criado, e constituir no futuro uma rede internacional de “Cidades do Conhecimento”.

Partilhar


Mais Notícias