Sente-se um “outsider” no trabalho? Este guia prático com apenas cinco passos vai ajudar a integrar-se na equipa

Quando não nos adaptamos no local trabalho, pode parecer que, de repente, voltámos à escola. Por muito que insistamos que as opiniões de outras pessoas não importam, os especialistas concordam que os sentimentos de conforto e aceitação no local de trabalho não são irrelevantes. A Glassdoor deixa um guia prático para ajudar um colaborador a integrar-se na equipa.

 

«Durante a sua vida, a maioria das pessoas trabalhará em média 65 mil horas. Estar num ambiente positivo é a chave para ser feliz e ter uma perspectiva saudável», afirma Anza Goodbar, coach de liderança. «Se um profissional está infeliz no trabalho, terá menos probabilidades de ter um bom desempenho e isso reduzirá as chances de manter o emprego no longo prazo.»

O sentimento de pertença também pode afectar a produtividade. «A nossa capacidade de cumprir tarefas envolve inevitavelmente a capacidade de influenciar efectivamente os outros e fazer passar as nossa ideias», revela Joseph Liu, consultor de carreira e apresentador do podcast Career Relaunch. «Encaixar-se faz parte da capacidade de liderar equipas de forma eficaz para atingir os objectivos organizacionais.»

Então, o que fazer? Os especialistas deixam algumas ideias.

  1. Identifique se o seu problema é interno ou externo

Ao avaliar a sua situação, é fundamental saber se o seu sentimento de “outsider” é interno (ou seja, o problema reside na consciência que tem de si próprio) ou externo (ou seja, um problema com a forma como os outros o “vêem”). Se tem tendência a pensar em demasia, o problema pode estar apenas na sua cabeça e, nesse caso, a solução passa por trabalhar a autoestima em vez de ajustar o comportamento interpessoal.

Se, por outro lado, os seus colegas de equipa são pouco simpáticos ou ignoram os seus contributos e se têm valores completamente diferentes dos seus, pode ser necessário abordar factores externos.

Se tem consciência de que não é popular, provavelmente está a lidar com um conflito interno. Se se sente desconfortável ao ir trabalhar, provavelmente tem um conflito externo. Neste último caso, precisará de dar mais uns passos.

  1. Descubra o que resulta (ou não)

Comece com uma autoavaliação honesta da suas interacções com a equipa. Marian Thier, coach de liderança, recomenda criar categorias visuais dos relacionamentos. «Primeiro desenhe cinco círculos e coloque os nomes de todas as pessoas com quem lida pelo menos uma vez por semana. Depois, desenhe uma seta para indicar como as informações fluem entre si e a outra pessoa. Finalmente, pinte as setas de vermelho para relacionamentos difíceis e use verde para relacionamentos tranquilos.»

Embora a tendência seja focar no que está errado, a especialista recomenda pensar no que está a funcionar, quais os métodos e replicar de forma consciente. «A partir do momento em que as relações “verdes” começam a florescer, as “vermelhas” acabam por diminuir ou deixar de ser necessárias», explica Marian Thier. «A ideia é fortalecer relações sólidas, que aos poucos vão criando um sentimento de pertença ou deixar claro que aquele não é o lugar certo para se estar.»

  1. Crie ligações com os seus colegas de trabalho

Há uma diferença entre trabalhar com alguém e conectar-se com essa pessoa. Os seres humanos precisam de ligações e um sentido de comunidade. Conexões no local de trabalho não são excepção.

De acordo com “Harvard Study of Adult Development”, os relacionamentos afectam a nossa saúde, felicidade e qualidade de vida, mas a qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade.

Por isso, promova conexões no local de trabalho tentando encontrar um terreno comum com os seus colegas. «Convide-os para almoçar ou para um café para se conhecerem melhor. Tomar a iniciativa pode fazê-lo parecer mais acessível e criar oportunidades de conexão», sugere Anza Goodbar. «Podem não tornar-se melhores amigos, mas podem criar uma atmosfera de respeito mútuo e ter um ambiente de trabalho mais feliz.»

Se a ideia de uma comunicação individual prolongada parecer intimidante, comece aos poucos. Participe na conversa nas pausas ou antes das reuniões. Pergunte sobre as suas vidas, interesses e ouça as respostas. Mesmo episódios curtos de união podem ajudar as pessoas a sentir-se mais à vontade umas com as outras.

  1. Observe e replique

Ninguém deve sentir-se pressionado a mudar a sua forma de ser para se encaixar, mas alguns ajustes no estilo de comunicação podem ajudar a deixar os outros mais à vontade. Se um profissional vem de um ambiente mais agressivo, onde competir com os pares era recompensado, a maneira como interagia com os colegas pode não combinar com um escritório mais colaborativo.

«Tendemos a responder positivamente aos nossos semelhantes, por isso, se se sente um estranho, então provavelmente precisa de ajustar o seu estilo», declara Mary Warriner, coach de carreira. «Pode observar durante um tempo e ver como a chefia lida com os seus colegas de trabalho ou como eles interagem uns com os outros. Isso pode dar pistas de por onde começar.»

  1. Peça ajuda

Procure um mentor, amigo ou colega para obter uma segunda opinião e outra perspectiva ou sugestões.

«Um mentor fora da sua equipa imediata pode dar feedback objectivo e sincero sobre que comportamentos favorecem dentro da organização e quais prejudicam. Se não tem um mentor, tente identificar alguém que ascendeu com sucesso na organização e com quem poderia ter uma conversa honesta e franca para discutir os passos a dar para “encaixar” melhor», recomenda Joseph Liu. «Após identificar alguns ajustes a fazer, decida quais considera viáveis e podem criar maior impacto positivo e, depois, aja.»

Se a situação for insustentável no longo prazo, considere entrar em contacto com o responsável de Recursos Humanos.

  1. Decida se é hora de seguir em frente

Se já fez tudo o que podia e ainda não se sente mais confortável com a sua situação actual, talvez seja hora de seguir em frente. Antes de começar a pensar nisso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  1. Adaptar-me ao trabalho vai forçar-me a ser alguém que não sou?
  2. A adaptação exige que comprometa algum dos meus valores ou princípios fundamentais?
  3. Esforços adicionais para me encaixar farão a diferença para uma reputação negativa que eu possa ter desenvolvido no trabalho?
  4. O meu nível de stress está a fazer-me sentir esgotado, com problemas de sono ou falta de apetite?

Se se sente infeliz, priorize a sua saúde, actualize o seu cv, e encontre um caminho melhor.

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