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Ana Porfírio, Jaba Recordati: Melhorar a produtividade, um processo contínuo, com responsabilidades repartidas
Ana Porfírio, directora de Recursos Humanos da Jaba Recordati, faz notar, em comentário aos resultados da XLIX edição do Barómetro Human Resources, que «o aumento da produtividade deve ser encarado como um processo contínuo, com avaliações e melhorias permanentes. Só assim as empresas e as pessoas estarão mais bem posicionadas para competir e entregar melhores resultados nos seus sectores de actuação.»
«Os resultados deste barómetro, no que a produtividade diz respeito, estão em linha com os indicadores estatísticos conhecidos e que nos posicionam como país em lugares pouco interessantes, nomeadamente para o investimento externo.
O que não podemos esquecer é que, para além da esfera de actuação e influência das empresas, existe um conjunto de factores conjunturais diversos, como por exemplo, a demografia que o País apresenta; os principais sectores económicos que, para além de pouco diversificados, geram menos valor por trabalhador quando comparados com sectores muitos mais competitivos; a necessidade de maior qualificação da força de trabalho e de um mercado de trabalho mais flexível (legislação laboral); menos burocracia no Estado, tributação mais atractiva, maior investimento em I&D, etc. factores que impactam directamente nos resultados dos índices de produtividade, tendo necessariamente que ser endereçados sob pena dos investimentos feitos pelas empresas de forma a potenciar a produtividade não se reflectiram nestes mesmos índices de forma positiva.
No que às empresas diz respeito, e de forma a continuar a melhorar os índices de produtividade interno, devem apostar na melhoria da força de trabalho através da melhoria das suas competências (formação, gestão de carreiras, etc.) e das suas condições de trabalho (compensações, wellbeing, flexibilidade, etc.), não esquecendo o papel catalisador e mobilizador das chefias, colocar a tecnologia ao serviço da força de trabalho (hardware e software) e melhorar os processos.
O aumento da produtividade deve ser encarado como um processo contínuo, com avaliações e melhorias permanentes. Só assim as empresas e as pessoas estarão mais bem posicionadas para competir e entregar melhores resultados nos seus sectores de actuação.»
Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.154) da Human Resources, no âmbito da XLIX edição do seu Barómetro.
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