
Prefere férias longe das multidões? Há um destino português entre os melhores (do mundo)
O The Washington Post seleccionou 12 destinos como sendo os melhores do mundo para umas férias longe das multidões e, entre eles, estão as Aldeias do Xisto.
A publicação consultou vários especialistas sobre quais os destinos favoritos para umas férias mais tranquilas. Factores como a observação da vida selvagem, a proximidade a pequenos rios e a gastronomia local contaram para a selecção destes 12 destinos.
O jornal refere-se a estas aldeias como sendo «particularmente populares entre os caminhantes, ciclistas e amantes da natureza», sugerindo ainda dois alojamentos para os leitores que ficaram interessados: as Casas do Côro, em Marialva, e a Cerdeira Home for Creativity, um conjunto de nove casas de xisto remodeladas.
No final do artigo do The Washington Post, houve ainda lugar para uma breve menção à gastronomia portuguesa, citando o jornalista e investigador gastronómico Miguel Andrade, que recomenda aos visitantes destas aldeias o prato de chanfana, um guisado de cabra cozinhado com vinho tinto numa panela de barro.
Além das Aldeias do Xisto, fazem também parte desta selecção: Bracciano (Itália), Fukui (Japão), Asheville (Carolina do Norte), Dhermi (Albânia), Popayán (Colômbia), Ilhas Órcades (Escócia), Ilha Holbox (México), Tairawhiti Gisborne (Nova Zelândia), Fredericksburg (Texas), Toledo (Belize) e Sumba (Indonésia).