Os carros destas cores têm menor risco de ter acidentes. E os de uma cor em particular têm mais acidentes. Qual a cor do seu?

Os especialistas da International Drivers Association identificaram as três cores de carro menos propensas a acidentes.

 

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Acidentes da Universidade Monash concluiu que os carros brancos têm cerca de 10% menos probabilidade de estarem envolvidos num acidente durante o dia do que veículos de cores com menor visibilidade, como preto, azul, cinza, verde, vermelho e rosa.

Este estudo avaliou a relação entre a cor do veículo e o risco de acidente, através da análise de resultados reais de acidentes descritos em dados massivos de acidentes reportados à polícia em dois estados australianos.

Outro estudo da Universidade de Auckland analisou mais de 36 mil colisões entre dois carros entre 1998 e 2012. O estudo descobriu que os carros brancos estiveram envolvidos em apenas 13,3% dos acidentes, apesar de constituírem 21% dos veículos registados. Por outro lado, os carros pretos estiveram envolvidos em 23,4% das colisões, mas representavam apenas 11,5% dos carros.

A razão por detrás desta correlação é a visibilidade. Carros de cores claras, como branco e amarelo, são mais fáceis de ver, especialmente à noite ou em condições meteorológicas adversas. Carros de cores escuras, por outro lado, têm menos contraste com a estrada, tornando-os mais difíceis de ver.

De acordo com a International Drivers Association, escolher um carro, é fundamental ponderar vários factores, sendo a cor do carro um deles. Embora não deva ser a única consideração, proporciona informações valiosas. Para aqueles que valorizam a segurança, as seguintes cores são recomendadas:

  • Branco: Oferece uma segurança superior devido à sua maior visibilidade
  • Prata: Destaca-se pela sua alta visibilidade
  • Amarelo: O seu tom vibrante garante que se destaca na estrada
Ler Mais