O seu chefe não vai muito com a sua cara? Sete dicas para mudar isso (rapidamente)
O seu gestor trata-o de forma diferente do resto da equipa e, por mais que analise, não consegue entender porquê? A Mindful Influence partilha dicas para qualquer profissional impressionar a sua chefia num abrir e fechar de olhos.
Pode haver vários motivos pelos quais o seu chefe está a dificultar-lhe a vida. Pode estar relacionado com algo tão simples como um choque de personalidades ou interesses ou talvez algo pessoal como não gostar da cor do seu cabelo. As pessoas são todas diferentes, por isso, nem sempre há compatibilidade com todas.
Veja como melhorar essa realidade profissional.
Alinhe a sua perspectiva
As pessoas são criadas com certas crenças e experiências que moldam a sua perspectiva das coisas de uma determinada maneira. Muitas coisas na vida são subjectivas e não há maneiras certas ou erradas de as fazer.
Curiosamente, desenvolvemos simpatia por aqueles cujas perspectivas estão alinhadas com as nossas. Através de interesses comuns, constroem-se ligações. O seu gestor também tem uma determinada perspectiva. Use isso a seu favor.
Como?
Entenda a perspectiva dele, analise as suas prioridades e ajuste-se em conformidade. Tem um estilo de trabalho formal ou mantém as coisas informais com os colegas? Segue as regras à risca ou pensa fora da caixa? Identifique esses elementos e faça os necessários ajustes. Não só construirá uma ligação com a chefia, como também reduzirá as chances de conflitos.
Supere as expectativas
Não importa se a chefia o menospreza ou o considera inferior, existe uma solução. A crítica e juízos de valor são característicos do ser humano. Julgamos pela aparência e personalidade e desenvolvemos um mindset de acordo com isso. O seu gestor também terá uma certa percepção de si.
Como superar as expectativas sem esforço?
Digamos que tem algumas tarefas em determinado projecto, invista nelas. Faça o que puder para torná-lo melhor e mantenha um low profile até conseguir. A chefia até pode reclamar por andar mais desligado, mas assim que entregar os resultados, é muito provável que as coisas mudem e ele fique impressionado consigo.
Procure feedback
Como obter feedback estrategicamente?
Da próxima vez que entregar um trabalho ou projecto, pergunte se poderá receber feedback para poder melhorar. Isso mostra que gosta do que faz e se importa com o seu progresso. É sinal de personalidade e vontade de ser eficiente.
Adapte o seu estilo de comunicação
A comunicação é tudo e a sua melhor aliada se quer impressionar um chefe que não gosta de si. As suas capacidades de comunicar reflectirão directamente uma grande parte dos resultados. Como não é possível ler mentes, é normal as pessoas julgarem com base no que cada um projecta de si mesmo, por isso a comunicação é tão importante. As capacidades são um tesouro, mas a comunicação é a chave.
Como tirar melhor proveito da comunicação para impressionar a chefia
Não há atalhos, a única maneira de melhorar as skills de comunicação é sair da sua zona de conforto e expor-se a situações desconfortáveis. Aprenda a ser assertivo no seu discurso e a proferi-lo com convicção. Pratique técnicas de respiração antes de se deparar com uma situação social desafiadora, isso evitará que a sua mente fique ansiosa, e tente simplesmente relaxar. Dominar estas técnicas pode demorar, no entanto, se conseguir, metade da batalha já está ganha.
Seja orientado para soluções
O mundo está cheio de problemas e isso piora quando só se fala nisso. As pessoas que se focam em encontrar soluções têm uma aura irresistível e apelativa. Num mundo onde a positividade é escassa, será como uma lufada de ar fresco para as pessoas à sua volta e até impressionará um chefe que não vai muito com a sua cara.
Como focar-se nas soluções?
Cultive um mindset que, quando se depara com um problema, pare para pensar no que mais pode fazer. Use os seus erros do passado para construir um futuro melhor. Avalie o que não resultou e o que poderia ter sido feito para resolver a situação. Depois de descobrir essas respostas, feche o capítulo do passado e elabore uma estratégia para implementar a lição para o futuro. Enquanto os demais estão ocupados a falar sobre os problemas, estará a tentar arranjar soluções.
Mostre iniciativa
Tomar a iniciativa produz maravilhas se quiser impressionar um chefe que não gosta de si, pois mostra diligência e ambição de atingir determinado objectivo. Também mostra capacidade de assumir riscos e “meter mãos à obra”. E essas qualidades certamente impressionarão qualquer pessoa.
Como tomar a iniciativa sem parecer desesperado
É simples, mas por vezes as pessoas parecem desesperadas ou pouco sérias. Para tomar a iniciativa em qualquer tarefa ou projectos, aborde o seu chefe individualmente e diga que está interessado em assumir essa responsabilidade. Seja assertivo no tom e directo, de forma a que o chefe reconheça que há determinação e compromisso do seu lado.
Mantenha-se positivo e profissional
Ser um profissional significa manter uma atitude serena, calma e respeitosa e apoiar as pessoas ao seu redor. Apreciar os outros e não permitir que sentimentos pessoais interfiram são características que, em ambiente profissional, se ampliam.
Como manter uma atitude profissional
Manter uma atitude profissional começa com o controlo de emoções. Elas são as verdadeiras culpadas quando se trata de tomar uma acção impulsiva ou dizer algo de que se arrependerá mais tarde. Controlá-las começa com a consciência das suas inseguranças e vieses como ser humano, por exemplo. Aprenda a ser empático e apoiar as pessoas à sua volta. Também o ajudará a ampliar a sua perspectiva e enfrentar a situação de diferentes ângulos. Aprecie os outros, até porque pequenos gestos como “obrigado” e “por favor” aumentam o seu carisma e tornam-no uma pessoa agradável com quem conviver.