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O que deve ou não fazer para manter a motivação durante o Verão
O Verão chega hoje. Vem aí o período do calor, da descontracção e da boa disposição. Mas durante estes meses quentes algo acontece que parece que o trabalho não encaixa bem. A produtividade baixa e até a assiduidade não é a mesma.
Saiba o que fazer e evitar manter a concentração, a motivação e a produtividade dos colaboradores no meio de férias, calor e praia:
Relaxe o “dress code” no escritório
Esta é uma prática simples e comum. Já são muitas as empresas que abraçam esta medida. E vestir uma roupa mais relaxada e casual é pertinente num período como o Verão. É, por isso, fácil de imaginar o porquê de ser inapropriado obrigar os seus colaboradores a vestirem um fato completo em pleno Agosto.
Reserve tempo para os colaboradores
Mostre o respeito e a apreciação que tem pelos seus colaboradores durante o Verão. Este é um período associado à diversão e às férias, por isso torne o ambiente de trabalho o mais próximo possível destes conceitos. E isso pode ser realizado da maneira mais simples possível: com reuniões mais descontraídas durante, por exemplo, o almoço, actividades ao ar livre, jogos ou competições com prémios, “happy hours”, etc. Tudo isto serve para mostrar apreciação e gratidão mantendo o ambiente mais descontraído valorizando a produtividade.
Tente manter um horário flexível
É comum as empresas adoptarem um horário um pouco diferente durante o Verão. Uma prática muito utilizada é estender o trabalho à segunda terça uma hora ou duas para depois, na sexta-feira, dar por terminado o dia mais cedo. São muitos os colaboradores que se sentem mais motivados a terminar todo o seu trabalho para depois poder aproveitar um fim-de-semana mais comprido.
Não force a diversão
Forçar a diversão, tentar obrigar os colaboradores a divertirem-se pode criar um ambiente de tensão o que é exactamente o oposto do que se pretende. Assegure-se que as actividades são encorajadas mas opcionais, e transmita que a sua motivação ao realizá-las é a de oferecer aos colaboradores um tempo bem passado.
Não insista com os colaboradores para alterarem os seus horários
Ter um horário alterado e flexível é um luxo e um privilégio. Mas pode não o ser para todos os colaboradores, pelas mais variadas razões. O objectivo de flexibilizar os horários é manter a motivação e produtividade na empresa. Se isso fizer exactamente o oposto reveja a medida ou adopte-a de acordo com cada caso.
Fonte: Inc.