
Esta empresa está a aplicar IA Generativa no recrutamento. Começou em Espanha mas vai implementar o projecto em Portugal
A Eurofirms – People First, empresa de gestão de talento com presença internacional, implementou, em parceria com a Telefónica Tech, soluções de inteligência artificial generativa (IA Generativa) que visam optimizar os processos de recrutamento e apoiar os colaboradores. Este projecto, inicialmente implementado em Espanha, será alargado a Portugal e aos restantes países onde a Eurofirms está presente, incluindo Itália, França, Chile, Brasil e Peru.
O acordo entre as duas empresas prevê a introdução de um sistema de recomendação baseado em IA Generativa, que «aumenta a eficiência e precisão dos processos de recrutamento, comparando mais de 20 parâmetros dos candidatos, como formação académica, idiomas, experiência profissional e sector de actuação». O sistema assegura ainda «equidade, inclusão e acessibilidade ao emprego, eliminando qualquer tipo de viés (como sexo, raça ou orientação sexual)». O processo final de selecção continuará a ser realizado pela equipa de recrutamento da Eurofirms.
Além disso, foi desenvolvido um assistente virtual baseado em IA Generativa, acessível através do Microsoft Teams, que permitirá aos colaboradores da Eurofirms – People First obter suporte para consulta de documentos, resolução de dúvidas internas e esclarecimento de questões legais e laborais. A Telefónica Tech apoiará ainda o processo de formação das equipas envolvidas na utilização destas ferramentas.
João Lourenço, Business leader da Eurofirms Portugal, afirma, «este projecto reflecte o firme compromisso com a inovação, sempre com o objectivo de melhorar a experiência profissional das pessoas. A IA torna-se, assim, uma ferramenta para empoderar recrutadores e candidatos, facilitando a identificação de ofertas de trabalho compatíveis com os seus perfis e interesses, e ajudando as empresas a encontrarem rapidamente os candidatos ideais.»
Elena Gil Lizasoain, diretora de inteligência artificial e dados da Telefónica Tech para Espanha e Américas, acrescenta, «estamos muito orgulhosos por contribuir para a modernização do mercado laboral através de soluções de IA que auxiliam os profissionais de RH a optimizarem os seus processos de recrutamento.»