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Os bancos possuem uma estratégia digital?
Um estudo divulgado recentemente pela SAP mostra que apenas um em cada quatro bancos (24%), na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), desenvolveu e implementou uma estratégia holística de transformação digital para maior interacção e envolvimento com os clientes.
O estudo também mostrou que, embora 96% dos bancos inquiridos tivessem concluído algum tipo de iniciativa de transformação digital, há ainda muito espaço para melhorias.
Conduzido pela IDC Financial Insights e patrocinado pela SAP, o estudo “The Digital-Ready Bank” inquiriu 250 bancos de retalho e corporativos na região da EMEA. Os resultados mostram que a transformação muitas vezes ocorre apenas no front-office, criando “ilhas de inovação” que impedem os bancos de retirar os benefícios da transformação digital a um nível organizacional. O principal desses benefícios é a capacidade dos bancos em reduzirem custos em conjunto com a capacidade de continuarem a oferecer uma experiência optimizada e personalizada aos clientes.
Outras conclusões chave do estudo são as seguintes:
– Um em cada cinco bancos (21%) inquiridos tem atualmente um chief digital officer (CDO). A IDC acredita que um em cada dois bancos terá um CDO ou líder digital que conduzirá a transformação digital na instituição bancária até 2020.
– A pesquisa mostrou uma correlação positiva entre o envolvimento precoce das tecnologias de informação (TI) e a taxa de sucesso das iniciativas de transformação digital; 57% dos projetos em que as TI estiveram presentes na fase inicial de uma iniciativa de transformação digital, foram considerados bem-sucedidos pelos entrevistados do sector bancário.
– 40% dos inquiridos indicam que a transformação digital permanece uma iniciativa de front-office com vista a melhorar a experiência do cliente.
– Um em cada cinco bancos afirmou que a transformação digital incluiu principalmente trabalho de infraestrutura.
«Não há dúvida de que os bancos da EMEA estão a criar valor acrescentado aos seus clientes através de projetos de transformação digital, mas vislumbro um futuro ainda mais brilhante», afirma Laurence Leyden, director geral para o negócio de serviços financeiros da SAP EMEA. «Ao esbaterem as linhas entre as iniciativas de back-office e front-office e ao criarem uma abordagem holística para a transformação digital, os bancos podem fazer evoluir os seus serviços para o cliente, tornando-se um parceiro para toda a vida».
O estudo descobriu que os elementos-chave na criação da transformação digital na empresa incluem uma cultura colaborativa e um foco no núcleo digital que envolve tecnologias analíticas, abertas e ágeis. Um outro elemento-chave foi a vontade de estabelecer parcerias com fornecedores externos, como startups FinTech, fornecedores de tecnologia e empresas de serviços não financeiros, que os clientes valorizam.