Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais mulheres com filhos a trabalhar

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com maior presença laboral feminina entre as mulheres que têm filhos, segundo dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O dados mostram que 84% das mulheres entre os 25 e os 54 anos estão empregadas, muito acima da média da UE (77%). Esses números colocam o país mais próximo das economias do norte da Europa e distanciam-no da «Europa do Sul», onde países como Itália (63,8%), Grécia (66,1%) e Espanha (69,1%) apresentam uma representatividade laboral significativamente menor.

Os dados indicam que para as mulheres-mãe, o cenário é ainda mais notável: Portugal é o terceiro país da UE com maior presença laboral feminina entre as que têm filhos. Outro factor é o baixo nível de trabalho a tempo parcial entre mulheres portuguesas. Enquanto na Áustria e nos Países Baixos mais de metade das mulheres empregadas trabalham em regime part-time, em Portugal essa percentagem é de apenas 10%.

Apesar desses indicadores positivos, as mulheres portuguesas enfrentam desafios significativos no mercado laboral, como a precariedade dos contratos de trabalho, quase uma em cada cinco mulheres (17,7%) tem contrato temporário, percentagem que sobe para 28% entre as jovens de 25 a 34 anos. A situação é ainda mais grave para estrangeiras de fora da UE, com 43,5% sujeitas a contratos temporários.

As categorias de profissões também influenciam a vulnerabilidade das mulheres. Em 2023, quase metade das trabalhadoras portuguesas com idades entre os 25 e os 54 anos estava concentrada em profissões de baixa remuneração, como «trabalhadores não qualificados», «pessoal administrativo» e «trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e segurança». Entre os homens, apenas um quarto dos trabalhadores se concentra nestas profissões.

O padrão acima descrito tem-se mantido ao longo da última década e não conseguiu ser revertido apesar da maior escolaridade das mulheres e da melhoria mais acentuada nesse período de tempo.

Ler Mais