Aniversário Human Resources Portugal

Por Ricardo Florêncio

Nesta edição especial, iniciamos as comemorações dos 15 anos da Human Resources Portugal.

E achei curioso partilhar convosco uma parte do que escrevi nesta nota de abertura na nossa primeira edição.

Porque muita coisa mudou. De uma revista, a Human Resources tem hoje um site visto por vários milhões de pessoas por mês, uma presença muito forte nas plataformas digitais e redes sociais (com perto de 300 mil seguidores, 256 mil destes na rede profissional LinkedIn, o que nos coloca no top das páginas portuguesas com mais seguidores), newsletters enviadas para mais de 49 mil subscritores) e desenvolve e promove um conjunto de eventos (prémios, conferências e fóruns), com uma média de 400 convidados presenciais e várias dezenas de milhares a assistir via streaming, para além da sua edição mensal em papel.

Mas, na verdade, o princípio que esteve na base deste projecto não só se manteve, como se acentuou: “as pessoas fazem a diferença”.

A todos os que nos têm acompanhado ao longo deste percurso, o nosso muito obrigado.

Deixo-vos então com a nota de abertura que escrevi no número 1 da Human Resources Portugal, em 2010. Há 15 anos, portanto. Parece-vos actual?!

«Chega hoje às bancas o primeiro número de uma nova publicação – a Human Resources Portugal. A temática dos Recursos Humanos teve um grande desenvolvimento nos últimos anos. Da “acinzentada” área de Pessoal, que se ocupava de processamento de salários e demais burocracias obrigatórias, são cada vez mais os temas e as responsabilidades que são acometidos aos responsáveis de Recursos Humanos.

As questões da Política Retributiva e Política de Bónus, Gestão de Talentos, Comunicação Interna, Formação, Recrutamento (em massa e selectivo), Jurídica, Organização Interna, Outsourcing, Coaching, Team Building, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, entre outros, são temas que hoje estão na esfera de alguns dos responsáveis desta área.

Aliás, a própria designação mudou: de Direcção de Pessoal para Direcção de Recursos, e agora já algumas “Direcção de Pessoas”. Hoje, a Direcção de Recursos Humanos/Pessoas assume um papel de relevo, mais próximo do Presidente/CEO, mais interligado com o negócio, mais parte integrante da estratégia da empresa. É nisso que apostamos, e é a razão de termos lançado este projecto. A Human Resources Portugal é uma revista para ser apreciada por todos os que gostam, lidam e se preocupam com a Gestão de Pessoas. É uma revista que apresenta como assinatura “As pessoas fazem a diferença”, tendo a convicção de que são as pessoas, essencialmente, a razão de sucesso e fracasso das organizações. Editada por uma equipa de profissionais altamente qualificada, e com o apoio de um Conselho Editorial forte, é uma revista para um público exigente, que trará aos seus leitores as últimas novidades do tema, quer nacionais quer internacionais, case studies sobre realidades implementadas em Portugal, artigos e colunas de opinião escritas pelos verdadeiros especialistas no mercado. Aos nossos leitores oferecemos ainda, em todas as edições, textos de parceiros internacionais.

Não pretendemos ser mais uma revista de Recursos Humanos no panorama nacional. Desejamos, sim, ser a referência na Gestão de Pessoas em Portugal.»

Editorial publicado na revista Human Resources nº 175, de Julho de 2025

Ler Mais