Algoritmos e Afectos: a nova Era na Gestão de Pessoas

A pergunta é quase cliché e pode parecer de resposta simples, mas não é. Fazer o diagnóstico é por onde tem de se começar, e para definir o caminho, é preciso definir – saber – para onde se quer ir. Sabe-se que é preciso mudar, mas o quê? Por onde começar? Num contexto de cada vez maior complexidade e velocidade de mudança, em que não há tempo para traçar todos os cenários e analisar o risco, é preciso ir. Senão, fica-se para trás.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

O tema estava foi escolhido no pré-férias e não houve dúvidas de que era o tema certo. Pois a tecnologia – e em particular a inteligência artificial – está a trazer uma profunda transformação ao mundo do trabalho, com impacto na produtividade, nas competências exigidas e na própria estrutura das empresas. Mas levantam-se novas questões: como manter os afectos, a empatia e o propósito, num mundo cada vez mais orientado por dados e algoritmos? Interessa – e é muito necessário – explorar esse equilíbrio entre razão e emoção, abordando temas como a liderança na era digital, o impacto das novas gerações e do envelhecimento activo, a escassez de talento, a integração de imigrantes, as mudanças legais e laborais, o papel das empresas na promoção da saúde e bem-estar e a construção de culturas organizacionais mais humanas, diversas e significativas.

As mudanças legais e laborais foram outro tema em destaque no almoço do Conselho Editorial da Human Resources, a propósito do anteprojecto da lei da reforma da legislação laboral, apresentado pelo XXV Governo Constitucional português. Será também, certamente, alvo de reflexão na Conferência. Tal como o “estado” actual do mercado de trabalho (há estudos a apontar em direcções opostas), e o “estado de espírito” dos profissionais.

Estiveram no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, os conselheiros: Ana Rita Lopes (Delta Cafés/ Grupo Nabeiro), Catarina Tendeiro (Hovione), Francisco Viana (CGD), Isabel Borgas (NOS), Joana Ferreira (Vila Galé Hotéis), Joana Pita Negrão (Dils), Patrícia Fernandes (Montepio), Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education), Pedro Ribeiro (Super Bock Group), Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM), Rita Baptista (Cimpor), Sara Silva (L’Oréal) e Vanda de Jesus (Doutor Finanças).

 

Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 177, de Setembro de 2025

Ler Mais