
Já ouviu falar em «decluttering»? Pode mudar a sua vida em casa
À medida que crescem as preocupações com o custo de vida, o impacto ambiental e o bem-estar psicológico, cada vez mais pessoas estão a repensar a forma como vivem, compram e acumulam bens. Segundo a Wallapop, a tendência do «decluttering» – libertar a casa e a vida do que já não é usado – surge como uma resposta prática a estes desafios.
A tendência “Living more with less”, que se tem expandido essencialmente no mundo das redes sociais, reflecte uma mudança cultural: pessoas que procuram casas mais funcionais, rotinas mais simples e escolhas de consumo alinhadas com os seus valores. Em vez de comprarem mais, optam por usar melhor, prolongar a vida útil dos produtos e dar uma segunda oportunidade ao que já existe.
E por onde começar?
Eis as três regras de ouro para quem quer começar 2026 com menos excessos:
Separe por categorias, não por divisões: faça o seu processo reunindo tudo o que tem de uma só categoria, independentemente da divisão onde mora na sua casa (roupa, livros, tecnologia, decoração).
Avaliar o uso real de cada objecto: pergunte se o objecto em questão foi utilizado alguma vez no último ano e se o uso que recebe justifica a sua estadia permanente em sua casa.
Evitar o desperdício: deitar ao lixo não deve ser a alternativa, pense em doar, vender ou reutilizar sempre como primeira opção. Plataformas digitais de segunda mão, como a Wallapop, permitem que objectos em bom estado ganhem uma nova vida, enquanto ajudam os utilizadores a recuperar algum dinheiro e a reduzir o desperdício.