
O que dizem os líderes da Microsoft e MIT sobre a IA? Há 6 focos
Os especialistas na área da gestão concordam que a Inteligência Artificial (IA) vai transformar o contexto empresarial. A pensar nisto, o High Play Institute partilha algumas dicas dos gurus da gestão sobre a IA.
Tome nota:
1. Integração Estratégica: Peter Drucker, escritor austríaco, sempre reforçou a importância da inovação. Hoje, os seus seguidores aconselham a integração da IA na estratégia central das empresas, e não como mais um recurso igual aos outros.
2. Liderança Flexível: Ram Charan, escitor, sugere que os líderes devem ser “conhecedores da IA”. Isto, para conhecer as capacidades e limitações da IA com o objectivo de tomarem decisões mais conscientes.
3. Foco no lado Humano: Daniel Goleman, psicólogo e jornalista, conhecido pelo seu trabalho sobre a inteligência emocional, lembra que usar a IA pode amplificar, não substituir, as capacidades humanas – tais como a empatia e a criatividade.
4. Ética em Primeiro Lugar: Satya Nadella da Microsoft reforça que se deve colocar em primeiro lugar a ética na implementação da IA. Isto, porque a transparência e a responsabilidade são cruciais na utilização desta ferramenta.
5. Colaboração Homem-Tecnologia: Erik Brynjolfsson do MIT sublinha o foco na colaboração entre pessoas e IA, não na substituição de uns ou de outros. A riqueza desta diversidade é a complementaridade.
6. Foco no Cliente: Tony Hsieh da Zappos sempre teve como missão criar uma experiência positiva do cliente. Por isso, encoraja o uso da IA para se compreender melhor as necessidades dos clientes e aumentar a proatividade na procura de novas soluções para o melhorar a experiência do cliente.